Inicia trabalho para instalação da Rede Comunitária de Água
Última atualização 15 de junho de 2015 - 14:00:59
Foto: DivulgaçÃo
A equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura de SÃo Miguel do Oeste iniciou os trabalhos de abertura das valas, para colocaçÃo da tubulaçÃo da rede comunitária de água na linha Aparecida. A açÃo é mais uma etapa em andamento, após a perfuraçÃo dos poços artesianos. A próxima comunidade a receber os serviços é a Jacutinga Arroio Veado.
A secretaria, conta com apoio da Epagri Local, que realizou o projeto de levantamento das redes, mapeando todos os locais para instalar os hidrômetros nas famílias que aderiram ao projeto. Nas duas comunidades, as ligações de água beneficiarÃo 65 famílias, sendo 32 na Aparecida e 33 na Jacutinga Arroio Veado.
Conforme o secretário, Deoclides Dalla Rosa, a perfuraçÃo foi feita no final do ano passado, execuçÃo dos serviços foi necessária a parte de organizaçÃo dos moradores, finalizaçÃo de projetos, medições, liberaçÃo de licenças ambientais e aquisiçÃo do material. Ele lembra que parte dos canos que serÃo utilizados foram repassados pela Casan, por meio de parceria com o município.
“A iniciativa é fundamental, considerando que essas comunidades sofrem muito em época de poucas chuvas. A prefeitura licitou empresa, aplicou recursos no trabalho de perfuraçÃo, contribuiu em todo o mapeamento, com ajuda da Epagri, realizou reuniões com os moradores, pois eles sÃo responsáveis em se organizar. Agora, estamos na fase de abertura das valas para alocar os canos e, ainda, contribuiremos com os encanamentos e uma caixa de água para cada grupo. É um incentivo e um meio de melhorar o abastecimento nas propriedades”, detalhou Dalla Rosa.
O Extensionista da Epagri Local, Valmir Kretschmer, juntamente com o apoio do técnico da secretaria, Sérgio Dall Agnol, efetuaram o mapeamento e o projeto das redes adutoras. SÃo mais de 6.500 mil metros de rede nas duas localidades.
Kretschmer lembra que na Jacutinga Arroio Veado já tem uma rede de água implantada, feita por intermédio do projeto do Microbacias 2, Prefeitura, Casan, em parceria com as Famílias.
Ele explica que para melhorar o abastecimento houve há necessidade da perfuraçÃo de poço e ampliaçÃo da rede, adesÃo de mais famílias e instalaçÃo de uma rede adutora e mais dois reservatórios com capacidade de 30 mil litros.
deixe seu comentário