Home “Poderíamos ter resolvido a greve em 15 dias, se o governo tivesse colaborado”

“Poderíamos ter resolvido a greve em 15 dias, se o governo tivesse colaborado”

Última atualização 12 de junho de 2015 - 10:15:07

Coordenadora Regional do Sinte, Sandra Zavaski
Depois de 72 dias em greve, os professores da rede estadual de ensino retornaram às salas de aula. A greve teve fim ainda na quarta-feira, dia 3, porém, em decorrência do feriado da última semana, os educadores retornaram às escolas apenas na segunda-feira, dia 8. Conforme a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em EducaçÃo na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina, (Sinte), Sandra Zavaski, a receptividade nas escolas foi positiva e os professores tem trabalhado na adequaçÃo do calendário para reposiçÃo das aulas.
Sandra salienta que a greve foi positiva, porém, poderia ter sido menos demorada se as negociações com o governo tivessem acontecido de forma tranquila. “Tivemos vários impasses durante todo esse tempo de greve. Poderíamos ter resolvido a greve em 15 dias se o governo tivesse colaborado. Mas, mesmo assim, avaliamos positivamente a paralisaçÃo. Conseguimos o abono das faltas de 2012 até 2014, revisÃo do decreto do progresso funcional e a garantia do direito de repor as aulas, abonar as faltas e ter o dinheiro de volta, no entanto, a parte mais complexa das discussões ainda está para ser resolvida”, enfatiza.
A coordenadora regional do Sinte explica ainda que as aulas serÃo recuperadas. Segundo ela, cada escola organizará o calendário conforme a sua realidade e a responsabilidade de cumprir com a reposiçÃo será também das famílias, que deverÃo encaminhar os estudantes para a escola. “Tudo ainda está sendo estudado para garantirmos a melhor forma de reposiçÃo sem prejudicar ninguém, mas, essa discussÃo ainda está sendo debatida entre sindicato e governo”, esclarece.

deixe seu comentário