Comissão de Educação da Alesc fará 18 seminários para discutir planos municipais e estaduais de educação
Última atualização 10 de junho de 2015 - 09:05:05
Foto: DivulgaçÃo
No decorrer do ano, a ComissÃo de EducaçÃo, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina estará presente em todas as regiões do estado para discutir a elaboraçÃo e implementaçÃo dos planos municipais e estadual de educaçÃo, por meio dos Seminários de EducaçÃo. A proposta é da vice-presidente da ComissÃo, deputada Luciane Carminatti, e do presidente Valdir Cobalchini, e contará com o apoio da Câmara dos Deputados, em nome do deputado federal Pedro Uczai, e do Governo do Estado.
De acordo com a parlamentar, os Seminários terÃo como objetivo reunir professores e gestores para discutir o futuro da educaçÃo na próxima década, com base nas metas do Plano Nacional de EducaçÃo (Lei 13.005/20014). “Muitos municípios já elaboraram seus planos, mas temos ainda o desafio de aprovar uma proposta estadual que contemple a nossa realidade. Por isso, é fundamental envolver todos os profissionais nesse debate que definirá prioridades dos investimentos e das ações dos governos e comunidade escolar para a próxima década”, destaca Luciane.
Além dos planos, será discutido o financiamento da educaçÃo para a próxima década. “Os profissionais da educaçÃo terÃo a liberdade de escolher se querem trabalhar o ensino infantil, a educaçÃo integral ou do campo, ou seja, vamos por em discussÃo assuntos peculiares para cada regiÃo, com convidados especialistas nos assuntos para uma análise mais consistente e melhores resultados em cada Seminário. Será também um momento de estudo e formaçÃo aos professores que estÃo em sala de aula”, explica a deputada.
Municípios confirmados
EstÃo confirmados 18 encontros, nos seguintes municípios: SÃo Miguel do Oeste, SÃo Lourenço do Oeste, Xanxerê, Pinhalzinho, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Caçador, Curitibanos, Lages, Blumenau, Itajaí, Joinville, Rio do Sul, Canoinhas, Criciúma, TubarÃo e Florianópolis. Essas cidades receberÃo professores e gestores dos municípios vizinhos para debater os principais temas da educaçÃo, em datas a serem definidas e divulgadas pela ComissÃo.
deixe seu comentário