Entenda o autismo
Última atualização 30 de abril de 2015 - 10:02:30
O que é?
O autismo é um distúrbio cerebral complexo, com fundamento genético, que aparece durante a primeira infância. Segundo a OrganizaçÃo Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas tenham o transtorno.
O Centro de Controle e PrevençÃo de Doenças (CDC) americano aponta que a patologia é até cinco vezes mais comum em meninos e que uma em cada 68 pessoas tem o problema.
Sintomas
Os pacientes com o transtorno apresentam características peculiares, identificáveis até os 2 anos de idade. Entre elas, três se destacam: dificuldade de interaçÃo social, por isso as crianças nÃo olham em seus olhos quando falam; manias estereotipadas, como alinhar brinquedos ou objetos; e dificuldade de comunicaçÃo, com retardo na fala e na linguagem.
Diagnóstico
Uma consulta clínica, feita por um neurologista infantil, neuropediatra ou psiquiatra infantil pode confirmar o quadro. Nenhum exame laboratorial aprova a situaçÃo. Mas há casos em que exames podem descartar outras patologias, como sífilis congênita. Transtorno de déficit de atençÃo e hiperatividade e déficit intelectual podem se associar ao autismo.
Espectros do distúrbio
O transtorno pode ser leve, moderado ou grave. Em todos os casos, as características sÃo as mesmas, mas há pacientes em que o grau de inteligência nÃo é afetado. Sobre o espectro, se uma criança é autista, a chance de ter um irmÃo com a mesma patologia é 35 vezes maior, aponta estudos do CDC.
Tratamento
NÃo há um fármaco específico para o transtorno, mas, para melhorar os sintomas, o autista deve ser acompanhado por fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo. Remédios sÃo indicados nos casos de depressÃo, ansiedade e crise compulsiva.
deixe seu comentário