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Grandes conselhos de empreendedores de sucesso

Última atualização 25 de abril de 2015 - 11:39:12
Mas, para se dar bem nesta área, é importante saber o que pensam aqueles que já conquistaram sucesso no que fazem.
É por isso que nós selecionamos alguns conselhos de 10 empreendedores de sucesso que poderÃo ser muito úteis para quem está pensando em empreender.

1. Seja um pouco louco
“Aqueles que sÃo loucos o suficiente para acreditar que podem mudar o mundo sÃo os que realmente o mudam” – a frase ao lado foi dita por ninguém menos do que Steve Jobs, co-fundador da Apple e um dos maiores ídolos para quem está começando a empreender.
Jobs desenvolveu os primeiros computadores pessoais da Apple, além de criar a ideia de iPods e iPhones. Muitos o reconhecem até hoje como a alma criativa da empresa, sempre pensando em inovaçÃo e colocando a tecnologia em primeiro lugar.
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2. Aprenda com seus clientes
“Seus clientes mais insatisfeitos sÃo sua maior fonte de aprendizado”. Saída da mente de Bill Gates, a frase acima figura no livro “A Empresa na Velocidade do Pensamento”, publicado por ele em 1999. O co-fundador da Microsoft sempre viu seus clientes como uma fonte inesgotável de aprendizagem, o que certamente influenciou o seu sucesso como profissional.
Clinton Global Initiative Annual Meeting In New York
3. Faça o que você ama
Pode parecer uma dica saída de um livro de autoajuda, mas essa é a mais pura verdade. É quase impossível ter sucesso quando você nÃo ama o que faz. E nÃo somos nós que estamos dizendo isso, mas Abílio Diniz, presidente do Conselho da BRF. Ao ser perguntado sobre o que o motiva a trabalhar, sua resposta foi simples e direta: “O que me motiva a seguir em frente é a possibilidade de construir, realizar e ser feliz naquilo que faço”.
PING PONG COM ABILIO DINIZ

4. Seja teimoso
É esse o conselho do presidente e co-fundador do Buscapé, Romero Rodrigues, vendido para o grupo Naspers por U$ 342 milhões em 2009. Ele vai mais longe: “Seja teimoso. É bom se acostumar porque você vai receber nÃo como resposta o tempo todo”. Se você sabe o que quer, vá em frente, mesmo que todos digam o contrário.
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5. Pense no longo prazo
É fácil deduzir que você nÃo vai fundar uma start up e ganhar milhões da noite para o dia. E, sinceramente, nÃo há nada errado com isso. O argentino Marcos Galperin, fundador do MercadoLivre, sabe bem o que está dizendo: hoje, a plataforma está presente em 13 países, com um lucro líquido de mais de U$ 55 milhões, mas nÃo foi sempre assim.
Para ele “muitos empreendedores pensam em curto prazo e isso faz com que se frustrem ou fiquem muito contentes com alguma coisa. É muito importante ter uma visÃo de longo prazo para realmente construir uma empresa que seja permanente com o tempo e nÃo uma moda que desaparece porque nÃo era sustentável”.
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6. Aprenda com seus erros
Essa é a dica de Guilherme Paulus, que aprendeu tanto com seus erros que foi capaz de transformar uma pequena agência de viagens no interior de SÃo Paulo na maior operadora de turismo de toda a América Latina. Sim, nós estamos falando da CVC.
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7. NÃo tenha medo de errar
“Mostre-me alguém que nunca errou e vou mostrar a você alguém que nunca fez nada” – a frase foi proferida por Willian Rosenberg, criador da marca Dunkin’ Donuts. Mesmo tendo parado de estudar antes de chegar ao ensino médio, o empreendedor foi um dos pioneiros a oferecer franquias no mundo, entrando no ramo ainda nos anos 1950. Ele sabia que poderia dar errado. Por isso mesmo, foi lá e fez.
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8. É preciso coragem
Para sair da sua zona de conforto e encarar de vez o “mundo real”, você vai precisar de uma boa dose de coragem. Os riscos sÃo muitos, mas as recompensas maiores ainda. Talvez por isso Walt Disney, que dispensa apresentações, tenha imortalizado a frase: “Todos os seus sonhos podem se realizar, se você tiver a coragem de persegui-los”. Mesmo após sua morte, a The Walt Disney Company ainda possui um valor estimado de U$ 45,5 bilhões.
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9. “NÃo desistir é uma mentira”
Sabe aquela história de nunca desistir dos seus sonhos? Segundo Jeremy Liew, sócio da Lightspeed Venture Partners, é hora de esquecer essa regra. Mas ele lembra que é importante analisar bem quando você deve desistir de algo. Para Jeremy, “trabalhar duro normalmente nÃo é a soluçÃo. Fazer algo diferente é quase sempre a resposta certa”.
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10. Erre rápido
NÃo interessa quanto esforço você investiu em uma ideia. Ela pode dar errado. É por isso que Mark Otero, fundador e CEO da KlickNation, sugere que o melhor é errar o quanto antes. Teve uma ideia que parece interessante? EntÃo coloque em prática. Depois disso você pode ajustá-la até que ela fique cada vez melhor.
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