Veja a diferença entre os dois tornados que atingiram o Oeste
Última atualização 22 de abril de 2015 - 08:51:43
Foto: Montagem sobre fotos de Rádio Nambá e Agência RBS
Trinta municípios catarinenses foram afetados pelos fortes ventos da última segunda-feira, em Santa Catarina. Mas dois, em particular, tiveram prejuízos expressivos pela formaçÃo de tornados.
Em Xanxerê, que decretou estado de calamidade pública, e Ponte Serrada, em situaçÃo de emergência, pessoas ficaram desalojadas ao terem suas casas destruídas pelos ventos de quase 250 quilômetros por hora.
Veja abaixo as principais diferenças entre cada um deles.
Xanxerê
Horário e duraçÃo
15h durou entre 5 a 10 minutos
Quantos bairros ou pessoas foram atingidos?
2,5 mil casas atingidas, 10 mil pessoas afetadas.
O que ficou destruído?
As ruas de Xanxerê estÃo tomadas por fios das redes elétrica e telefônica. Árvores caíram no pátio das casas. O chÃo está repleto de telhas quebradas e zinco retorcido. 65 mil casas ficaram sem luz na regiÃo. O telhado do Ginásio Municipal Ivo Sguissardi ficou todo retorcido. Havia crianças no local, mas ninguém ficou ferido. Entre os bairros mais atingidos estÃo Pinheiros, Primo Tacca, Bortolon, Esportes, SÃo Jorge e Collato.
Quantos morreram e quantos ficaram feridos?
Duas mortes e 120 pessoas ficaram feridas
Qual a intensidade e qual escala?
Entre F2 /F3 (F2: ventos entre 181 a 250km/h e F3: ventos entre 251 km/h e 330 km/h) com ventos de aproximadamente 250km/h. A constataçÃo é feita pelas analises das fotos e vídeos da destruiçÃo, inclusive das torres de alta tensÃo que foram feitas para suportar ventos de até 200 km/h.
Quem confirmou que é tornado?
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Epagri/Ciram e Central de Meteorologia da RBS
Outras informações básicas
Cidade de Xanxerê está sem energia, água, combustível e internet. Corpo de Bombeiros acredita que situaçÃo nÃo será normalizada antes de 48 horas.
Ponte Serrada
Horário do Tornado
Às 16h e durou menos de 5 minutos
Como se formaram?
Segundo o meteorologista da RBS, Leandro Puchalski, foram dois diferentes tornados que atingiram o Oeste de SC. Pela análise das fotos de destruiçÃo, ambos pertencem ao mesmo área de instabilidade, porém vindos de nuvens diferentes.
Quantos bairros ou pessoas foram atingidos?
O tornado começou no Centro da cidade de Ponte Serrada e se deslocou por dois bairros, Cohab e Industrial, onde tiveram maior número de ocorrências. A diferença que nÃo atingiram áreas tÃo populosas, como ocorreu em Xanxerê.
O que ficou destruído?
Sete bairros foram atingidos e cerca de 200 casas foram afetadas com algum tipo de dano, a maioria destelhamento.
Quantas vítimas?
Oito feridos leves, a maioria com cortes pelo corpo.
Qual a intensidade e qual escala?
Se aproxima de F2 com vento estimado na casa dos 250 km/h. Essa afirmaçÃo é baseada nas fotos da destruiçÃo ocorrida na cidade. Nesta classificaçÃo os danos sÃo considerados como fortes. Segundo a Central de Meteorologia da RBS é normal a classificaçÃo destes fenômenos por meio de fotos e vídeos.
Quem confirmou que é tornado?
Central de Meteorologia da RBS. A Central de meteorologia Epagri/Ciram e INMET nÃo descartam possibilidade de que os ventos fortes na cidade possam ter ocorrido pela presença do tornado, mas ainda nÃo há confirmaçÃo.
Outras informações básicas
Hospital Santa Luzia na cidade também foi atingido pelo destelhamento. De acordo com o Corpo de Bombeiros a situaçÃo, aparentemente, nÃo é caótica como em Xanxerê, pelo fato de Ponte Serrada ser uma regiÃo menos populosa e a área atingida nÃo ser urbana.
deixe seu comentário