Xanxerê deve decretar estado de calamidade pública após tornado que atingiu 2,5 mil casas
Última atualização 21 de abril de 2015 - 17:52:41
Foto: Sirli Freitas / Especial
Após o tornado que atingiu 2,5 mil casas e provocou duas mortes, o município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, deve decretar estado de calamidade pública até o final do dia desta terça-feira. A informaçÃo foi confirmada pelo governador Raimundo Colombo, que afirmou que recursos de um fundo estadual da Defesa Civil devem ser destinados ao município.
O estado de calamidade pública é declarado quando existe uma situaçÃo anormal, provocada por desastres naturais, que comprometam de forma substancial o funcionamento do poder público. Quando declarado por uma prefeitura, precisa ser homologado pelo governador antes de passar a valer.
Quando o município ou Estado declara a situaçÃo atípica, pode ter acesso ao Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap). Os habitantes também podem sacar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Ministro do Trabalho, Manoel Dias já confirmou que o FGTS será pago aos moradores que tiveram suas residências atingidas.
Xanxerê registra mortes e casas desabamentos
Estima-se que a velocidade dos ventos que atingiram Xanxerê na tarde de segunda-feira tenham chegado a 250 km/h. Dados atualizados pela Defesa Civil nesta terça-feira mostram que, até o momento, 600 pessoas foram atendidas com lonas e materiais de emergência.
O motorista de transporte escolar, Alcemar Sutil, de 31 anos, nÃo resistiu após o imóvel em que estava desabar sobre ele e a família. O filho dele, de oito anos, está internado no Hospital Regional de Chapecó.
A segunda vítima é Deonir Comin, de 48 anos, que estaria trabalhando numa obra que desabou durante a passagem do tornado.
Ao menos 120 pessoas foram encaminhadas para centros de saúde de cidades de regiÃo, sendo três com bastante gravidade. Outras três pessoas sofreram amputações.
Governo federal envia Exército para cidade de Xanxerê
Um grupo de militares está sendo deslocado após solicitaçÃo do Ministério da IntegraçÃo Nacional e vai ajudar na remoçÃo dos escombros e limpeza da cidade.
A Defesa Civil catarinense está trabalhando hoje para dimensionar os estragos causados pelo tornado. Nesta quarta-feira, serÃo tomadas decisões em conjunto com a Defesa Civil federal.
Os ministros da IntegraçÃo, Gilberto Occhi; do Trabalho, Manoel Dias; e da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, já conversaram sobre o assunto e estÃo acompanhando a situaçÃo enfrentada pela cidade.
deixe seu comentário