Equipe da Udesc visita região Extremo Oeste para elaboração do Plano Diretor da Estiagem
Última atualização 15 de abril de 2015 - 09:23:03
Foto: DivulgaçÃo
Nesta terça-feira, 13, uma equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estará em SÃo Miguel do Oeste para a produçÃo de um diagnóstico da regiÃo Extremo Oeste que será utilizado para elaboraçÃo do Plano Diretor da Estiagem. O Plano é uma açÃo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Durante o dia, a equipe realizará reuniões com entidades e fará vistorias em propriedades do município.
O Plano Diretor da Estiagem desenvolvido pela Defesa Civil de Santa Catarina contempla 118 municípios do Grande Oeste Catarinense. De acordo com os primeiros levantamentos, o que contribui para o cenário de estiagem prolongada nesses municípios é o uso inadequado dos recursos naturais. O comparativo foi feito, através de informações da década de 1970.
Para se ter uma ideia da importância de ter um documento como o Plano Diretor da Estiagem, é só dimensionar o cenário, entre 1991 e 2012. Foram registradas 1.518 ocorrências de estiagem e ou seca, no Estado. A grande maioria, no Oeste Catarinense, 1.170 casos. Os municípios que tiveram maior volume de acontecimentos foram Coronel Freitas, 18 fatos, Itapiranga e Jaborá com 17 cada um.
Todo trabalho é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar da Udesc e Fapesc. A primeira fase embasada em levantamentos teóricos/documentais foi coordenada pelos professores Mário Jorge Coelho de Freitas e Francisco Henrique de Oliveira.
deixe seu comentário