Home Paralisação dos Caminhoneiros: audiência pública será realizada na próxima terça-feira, em Brasília

Paralisação dos Caminhoneiros: audiência pública será realizada na próxima terça-feira, em Brasília

Última atualização 9 de abril de 2015 - 14:35:23

Foto: DivulgaçÃo
Em reuniÃo da ComissÃo Externa criada para acompanhar a ParalisaçÃo Nacional dos Caminhoneiros – realizada na tarde desta quarta-feira (8), em Brasília – foi agendada para a próxima terça-feira (14), às 14h30, na capital federal, a primeira audiência pública para debater a questÃo e ouvir os representantes de todos os elos da cadeia produtiva do transporte rodoviário de cargas. De iniciativa do deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) – coordenador da ComissÃo Externa – a reuniÃo servirá para que caminhoneiros, embarcadores, cooperativas de transporte e empresários do ramo possam expôr seus posicionamentos.
Além disso, também devem debater o assunto com os parlamentares do colegiado os relatores dos três grupos de trabalho criados pelo governo para atuar no atendimento das reivindicações, além de representantes do Ministério da Fazenda, Secretaria Geral da Presidência da República, Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgÃos envolvidos na questÃo. “Trata-se de uma audiência pública importantíssima, que vai antecipar e costurar o que será apresentado pelo governo na próxima rodada de negociações com o setor, marcada para o dia 22”, explica o deputado.
Sobre os grupos de trabalho do governo federal, um deles ficou responsável pela criaçÃo de uma Tabela Referencial de Frete e está sendo coordenado pelo secretário de Planejamento de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, Herbert Drummond – que já confirmou presença à audiência pública da próxima semana. Resta aguardar as confirmações também de Rone Barbosa, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que trabalha na RegulamentaçÃo da Nova Lei dos Caminhoneiros; e da servidora da ANTT Rosimeire Freitas, que está tratando dos assuntos relacionados ao órgÃo, como isençÃo de tarifas do cartÃo frete, Pagamento Eletrônico de Frete (PEF) e pontos de parada. “Acredito que teremos ampla adesÃo de todos os convidados, especialmente dos coordenadores destes três grupos de trabalho que estÃo construindo, em conjunto com o setor, um caminho equilibrado para as soluções que todos esperam”, estima Maldaner.

Conquistas nÃo podem ser ignoradas
Para Maldaner, até pela complexidade do assunto, o tema nÃo será resolvido da noite para o dia, mas uma série de conquistas já foi garantida neste curto prazo para a categoria graças à mobilizaçÃo do movimento dos transportadores. “NÃo podemos ignorar que conquistamos a sançÃo integral da Lei da Jornada de Trabalho dos Caminhoneiros, além das aprovações no Congresso do refinanciamento de até 12 parcelas da e arrendamento de caminhões feitos até o fim de 2014 e também da anistia das multas aplicadas em decorrência das paralisações. Nossa luta continua. Vamos solicitar o apoio do nosso vice presidente Michel Temer para desonerar o óleo diesel e buscar ganhos de competitividade nÃo apenas para o setor de transportes, mas também para toda a economia brasileira”, finalizou o deputado.

deixe seu comentário