Autor de bordões inesquecíveis — “Garotas do meu Brasil varonil: vou dar a vocês um tostÃo da minha voz…!”; “Mulheres, atentem para o tilintar das minhas sobrancelhas”; “O chato nÃo é ser bonito, o chato é ser gostoso”, entre outras —, Zé Bonitinho foi praticamente uma espécie alter ego de Loredo:
— Eu sofri com uma osteomielite (inflamaçÃo nos ossos) dos 12 aos 46 anos, por isso fui muito mimado. Isso me fez querer ser mimado pelas minhas mulheres. Era quase um Zé Bonitinho — contou certa vez Loredo que, ainda na juventude, chegou a ser internado em um sanatório por causa de uma turberculose.
Os palhaços estÃo na origem da vocaçÃo de Loredo. Para completar a renda do marido, dona Luiza, mÃe do artista, costurava os figurinos das trupes circenses que chegavam a Campo Grande, onde a família morava. O ator acreditava que as fantasias da mÃe impregnaram sua retina: já jovem, viu o anúncio dos testes para a escola de Paschoal Carlos Magno, onde passou depois de ser ensaiado por Oscarito e Mafra. Estreou interpretando Mercúcio em “Romeu e Julieta” e nunca mais parou.
Na TV, o ator começou dividindo o banco do programa “Praça da Alegria”, nos anos 1970, com Chico Anysio, Moacyr Franco e Ronald Golias. Diferentemente de Anysio e e Franco, que tiveram programa próprio, e de Golias, que era astro absoluto da “Família Trapo” , Loredo sobreviveu como coadjuvante. O ator chegou a criar outros tipos famosos, como o mendigo soberbo My Lord e o costureiro François Paetê, mas Zé Bonitinho sempre foi a sua grande marca, que só desapareceu da TV quando o programa “A praça é nossa”, do SBT, saiu do ar, no início dos anos 2000.
— Ele foi o início de tudo. Meu primeiro filme como diretora e eu já me deparei com esse “lorde” — lembra Susanna Lira, diretora do documentário “Camêra, close!” sobre a vida do humorista. — Jorge Loredo é um gênio. Homem que sabia tudo do mundo das artes, extremamente elegante e de caráter ilibado. Nunca vou esquecer de sua delicadeza e de sua generosidade.
Longe da televisÃo, Loredo chegou a participar de filmes dirigidos por ícones do cinema nacional, como Rogério Sganzerla (“Sem essa aranha”, de 1970, e “O abismo”, de 1977) e Arnaldo Jabor (“Tudo bem”, de 1978). Seu último trabalho em um longa-metragem foi em “Chega de saudade” (2008), de Lais Bodansky. Em quase todos esses filmes, mesmo que nÃo estivesse interpretando seu personagem mais famoso, alguns elementos dele, como o vestuário e acessórios vistosos, de alguma forma estavam sempre presentes nas composições Loredo.
O artista foi recentemente redescoberto pela geraçÃo mais jovem de cineastas brasileiros. Em 2005, a diretora Susanna Lira lançou o documentário “Câmera, close!”, uma biografia do ator, exibido no Canal GNT. No ano seguinte, o ator e diretor Selton Mello, fà do artista, o dirigiu no curta-metragem “Quando o tempo cair”, para o qual criou um personagem especialmente apra ele. Em 2003, atuou na peça infantil “Eu e meu guarda-chuva”, a convite da atriz Andrea BeltrÃo.
— NÃo cheguei a conhecê-lo pessoalmente, mas o personagem que ele fez, o Zé Bonitinho, com certeza vai ficar para sempre no imaginário dos brasileiros. Eu sempre o assisti na Praça É Nossa, e ele era muito engraçado, era aquele tipo de personagem que o público reconhece facilmente, que é bom para sacanear. O Jorge sabia brincar bem com essa ideia do grande garanhÃo, do pegador — diz o comediante Fabio Porchat.
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