Grupo de estudos pedagógicos fortalecem o programa Cooper Jovem
Última atualização 25 de março de 2015 - 14:14:10
Foto: MB ComunicaçÃo
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) promoveu na última semana, os primeiros encontros dos Grupos de Estudos Pedagógicos (GEP), em Brusque (Vale do Itajaí) e Chapecó (Oeste), que tem como objetivo, criar métodos que fortaleçam a aplicaçÃo do programa Cooper Jovem nas escolas. Os encontros reuniram coordenadores do Cooperjovem das cooperativas e escolas das duas regiões. De SÃo Miguel do Oeste, a professora Sabrina Almeida Vosniak é uma das educadoras que tem feito parte deste projeto na escola E.M.E.I.E.F. Amália Daltoé Agostini.
Segundo ela, o programa Cooper Jovem faz com que os educadores e os educandos tenham consciência sobre cooperaçÃo, trabalho em conjunto. Ela garante que através do grupo de estudos também é possível fazer com que os educadores repensem sua prática educativa. “É de suma importância pois, como vivemos em uma sociedade competitiva, este projeto visa a cooperaçÃo, o que de fato nÃo está sendo muito evidenciado na sociedade a qual estamos inseridos”, diz ela.
Os grupos de estudos pedagógicos criados para fortalecer o programa Cooper Jovem segundo o assistente de promoçÃo social do Sescoop/SC, Nerivaldo da Silva, desta também a importância da iniciativa dos grupos para o andamento das atividades realizadas nas escolas. “Em Brusque, os grupos trabalharam a situaçÃo problema, falaram sobre os projetos educacionais de cada escola e destacaram nas avaliações a necessidade de dar continuidade ao GEP”, explicou Nerivaldo ao ressaltar que o encontro de Chapecó segue o mesmo cronograma.
Depois de fazer uma retrospectiva de 2014, lembrando que foram trabalhados aspectos da formaçÃo básica, da educaçÃo para a cooperaçÃo, análise e orientaçÃo ao PEC e os projetos educacionais cooperativos, a instrutora Denise Nunes, enfatiza que a metodologia do PEC acenou para uma mudança: o foco de ser definido cooperativamente, a partir das urgências e interesses da comunidade próxima. Segundo ela, isso demanda que o professor assuma o lugar de porta-voz dos interesses da comunidade.
Denise ressaltou ainda que as mudanças de hábitos e valores culturais demandam persistência, mediações e diálogos, além de formaçÃo continuada de professores e de lideranças cooperativas.
A coordenadora de promoçÃo social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, lembra que no ano passado, o grande desafio foi a implementaçÃo da nova metodologia do programa. “Nossa intençÃo inicial era fazer com que as escolas conhecessem e se apropriassem dos objetivos, critérios e etapas de elaboraçÃo dos projetos para começar a desenvolver as atividades a partir de 2015. Para nossa surpresa, a maioria das escolas executou o plano de ações do PEC ainda em 2014, o que foi muito positivo, pois fez com que o Cooperjovem iniciasse 2015 fortalecido”, destaca.
COOPERJOVEM
O Programa CooperJovem promove a cultura da cooperaçÃo por meio da criaçÃo de práticas educacionais cooperativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo. Em Santa Catarina, é coordenado pelo Sescoop/SC e implementado com a parceria de 23 cooperativas, com o apoio das Secretarias Municipais e Gerências Regionais de EducaçÃo de 42 municípios de todas as regiões do Estado. Atualmente, atende cerca de 80 escolas da rede de ensino público, envolvendo quase 500 professores e mais de 16 mil alunos da educaçÃo infantil e do ensino fundamental.
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