Alimentos que trazem felicidade
Última atualização 17 de março de 2015 - 14:49:17
Dica simples para acabar com o mau humor e a depressÃo: coma.
A ideia é rechear o prato com alimentos que façam bem para a cuca. O projeto Food & Mood, da organizaçÃo britânica Mind, mostrou que a alimentaçÃo é importante para manter e melhorar a saúde emocional e mental.
“Nossos principais neurotransmissores com açÃo direta sobre o humor sÃo produzidos por nutrientes encontrados em certos alimentos”, explica Elaine de Pádua, diretora da clínica DNA Nutri, em SÃo Paulo.
Conheça alguns antidepressivos naturais:
Vitamina C
Tire o juicer do armário e prepare uma limonada ou uma laranjada geladinhas! Assim como a acerola, o pimentÃo vermelho e o mamÃo papaia, essas duas frutas contêm vitamina C, uma superaliada no combate ao stress e na proteçÃo de nossas defesas.
Triptofano
“É um aminoácido precursor da serotonina, que regula humor e apetite, melhora o bem-estar e evita tristeza, depressÃo e compulsÃo”, afirma a nutricionista Robena Molinari, da Clínica Patricia Davidson Haiat, no Rio de Janeiro.
Coma brócolis, banana, grÃo-de-bico, carnes, peixes, leite, nozes, castanha, feijÃo, lentilhas, damasco, abacate, arroz integral, carne de peru e a incrível aveia, que conta ainda com selênio e vitamina B6, importantes na produçÃo de energia.
Estimulantes do sistema nervoso
Alimentos com essa propriedade contribuem para a sensaçÃo de conforto. “O gengibre, por exemplo, é desintoxicante e ajuda a trazer mais disposiçÃo e bem-estar”, diz Robena. Outros exemplos sÃo a pimenta, que estimula o cérebro a produzir mais endorfina, e a canela.
Vitaminas do complexo B
As vitaminas B12 e B6 e o ácido fólico favorecem a passagem do aminoácido L-triptofano por uma barreira que protege o sistema nervoso central e facilitam a conversÃo em serotonina.
A última também tem papel importante na formaçÃo de energia. Turbine o cardápio com ovos, espinafre, uva, cogumelo, tomate, mariscos e ostras.
Minerais
Cobre, manganês, zinco, selênio, magnésio e potássio fazem um bem danado para a saúde mental. Os minerais participam de funções vitais do organismo, como o uso de energia e a produçÃo de neurotransmissores como a serotonina.
Onde encontrá-los? Nas sementes de abóbora, gergelim e girassol, nas castanhas, amêndoas e nozes, no aipo, na manga, no melÃo e na banana.
Carboidratos
Encha o prato com cereais integrais, sementes e grÃos, que aumentam o nível de açúcar no sangue, fornecendo energia, aumentando o bem-estar e derrotando o stress. O mel também promove a liberaçÃo de serotonina e dá sensaçÃo de prazer – e ainda tem potássio.
Tirosina
Chocolate! Sim, ele mesmo. Apenas se certifique de que ele tenha alto teor de cacau (70%), que é rico no aminoácido tirosina, precursor da dopamina, que promove a sensaçÃo de prazer e motivaçÃo. Outros alimentos sÃo carnes, peixes, ovos, leite, grÃo-de-bico e feijões.
Ômega 3
Essa gordura do bem contribui para a produçÃo dos neurotransmissores. E tem mais: um estudo francês mostrou que níveis reduzidos dela na dieta podem estar relacionados com problemas nas funções sinápticas e em comportamentos emocionais.
Aposte especialmente em peixes como salmÃo, arenque, bacalhau fresco e cavala, que sÃo ricos ainda em selênio e zinco.éria.
deixe seu comentário