Representante dos supermercadistas diz que setor não determina o preço do leite
Última atualização 13 de março de 2015 - 11:11:41
A reportagem do Jornal Gazeta Catarinense recebeu nesta semana, o depoimento do Diretor Executivo da AssociaçÃo Catarinense de Supermercados, (Acats), Antonio Carlos Poletini, esclarecendo segundo o ponto de vista dos supermercadistas, informações a respeito das indagações feitas pelo jornal em uma matéria publicada no dia 27 de fevereiro, que questionava o porquê o preço do leite havia baixado para os produtores mas para os consumidores o valor do leite em caixinha era o mesmo nos supermercados.
Diretor Executivo da AssociaçÃo Catarinense de Supermercados, (Acats), Antonio Carlos Poletini
Na mesma matéria, o presidente do Conselho Estadual do Leite (Conseleite) de Santa Catarina, Adelar Maximiliano Zimmer, colocou a necessidade de se fazer uma investigaçÃo para saber o que têm acontecido com o preço do leite comercializado nos supermercados. Em seu depoimento, Zimmer disse que estava havendo uma exploraçÃo por parte dos empresários do mercado. “Hoje os maiores exploradores do produtor sÃo os supermercadistas. A produçÃo leiteira está inviabilizada para a empresa rural. O aumento do combustível que move os tratores, da energia elétrica é um absurdo e ainda temos essa exploraçÃo vinda dos empresários do mercado”, critica.
Diante dessa declaraçÃo, Poletini informou a reportagem que o setor supermercadista nÃo é responsável pela formaçÃo de preços de produtos. Em relaçÃo ao caso específico do leite, neste período em que aconteceram os protestos dos caminhoneiros, Poletini disse que as empresas supermercadistas, filiadas à esta entidade, comunicaram que receberam o produto, da indústria, com reajustes de 25% a 45%.
O Diretor Executivo da Acats informou ainda que os supermercados nÃo formam o preço dos produtos e sim repassam suas variações, tanto para mais como para menos, na ocorrência de sazonalidades, safras, entressafras e outras situações. “Além disso, o fator concorrencial entre as lojas de supermercados é muito acentuado em SantaCatarina, o que beneficia o consumidor, tendo em vista ser uma estratégia recorrente as empresas utilizarem produtos de largo consumo em promoções, e o leite é um dos preferidos”, defendeu.
Poletini disse ainda que o setor supermercadista brasileiro e catarinense, é responsável por 85% da distribuiçÃo de alimentos à populaçÃo. “A AssociaçÃo Catarinense de Supermercados, além de incentivar seus associados a desenvolverem parceiros regionais, inclusive de empreendimentos da agricultura familiar, mantém programas como o ‘Pequeno Produtor”, que incentiva a participaçÃo de produtores na Exposuper, uma das mais importantes feiras de produtos e serviços para supermercados, o ‘Programa Alimento Sustentável’, que rastreia, em parceria com o agricultor, os produtos hortifrutigranjeiros e orienta sobre a aplicaçÃo correta de agrotóxicos, preservando a saúde do produtor e dos consumidores”, finalizou.
deixe seu comentário