Colombo informou que a ferrovia é uma obra estratégica para o Estado, vai melhorar a questÃo de escoamento, de custos, produtividade e vai integrar os portos. O projeto autorizado em outubro do último ano deve estar pronto em dezembro de 2016, e agora entra em uma fase importante, de definiçÃo do traçado: onde a ferrovia vai ser construída e em quais regiões.
“Hoje as autoridade trouxeram argumentos e informações que vÃo fortalecer o projeto para que ele possa ter a escolha técnica correta. O projeto e uma obra dessa importância precisam ter um viés técnico muito preponderante, nÃo é uma decisÃo política, é uma decisÃo de viabilidade técnica, econômica, operacional e ambiental, entÃo é muito bom ouvir e reunir todos os elementos. Precisamos dessa obra, é urgente e vai ajudar muito o Estado no seu desenvolvimento”, disse Colombo.
O presidente da AssociaçÃo Empresarial de Itajaí, Eclésio da Silva, salientou que o desenvolvimento de Santa Catarina precisa assegurar um traçado ferroviário estratégico e central, que integre o Estado, contemple uma visÃo social, planejamento eficaz e projetos de integraçÃo logística que atendam à populaçÃo catarinense.
Saiba mais
Foto: James Tavares / Secom
A ordem de serviço para a elaboraçÃo do Estudo de Viabilidade Técnica, a elaboraçÃo do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o projeto básico de engenharia do corredor foram entregues em outubro do último ano.
O vencedor da licitaçÃo é o Consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa, e o investimento será de R$ 46,5 milhões. O estudo e o projeto básico devem ser entregues em dezembro de 2016 (sendo que 10 meses serÃo usados para conclusÃo da pesquisa e o restante para o projeto). A Ferrovia do Frango é um empreendimento com 862 quilômetros, atravessando o Estado.
deixe seu comentário