Prefeitos, parlamentares e dirigentes do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina se reuniram na tarde de domingo, em Chapecó, com líderes do movimento de caminhoneiros e agricultores para uma videoconferência com o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto. Na pauta do encontro estiveram as reivindicações das categorias, que protestam há quase duas semanas em trevos da região e também de outros estados.
Os integrantes do partido foram convocados pelo presidente estadual do PT, Claudio Vignatti. No encontro, os caminhoneiros e agricultores puderam apresentar diretamente a pauta de reivindicações ao ministro Miguel Rossetto. Entre os pedidos, estão a redução do preço do óleo diesel, através da redução de impostos como o PIS/Cofins e a CIDE, o reajuste do preço dos fretes, carência de financiamentos para aquisição de caminhões, melhora da infraestrutura rodoviária, perdão das multas aplicadas durante o movimento, revisão no tempo de aposentadoria dos motoristas e outros.
No encontro, o ministro Rosseto garantiu a sanção da Lei dos Caminhoneiros sem veto. Ele reafirmou as reivindicações já atendidas, como a carência de um ano para o pagamento das parcelas de financiamento de caminhões contratados no Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), e o não reajuste em seis meses do preço do óleo diesel. Outro ponto debatido foi a possibilidade de os caminhoneiros contratarem diretamente com as empresas o transporte, sem o intermediador, garantindo um melhor preço do frete. Porém, o grupo de manifestantes afirmou que é condição para o fim do movimento a redução do preço do combustível, ponto em que ficou impasse entre governo e caminhoneiros.
Conforme a vereadora Maria Tereza Capra, o encontro foi importante para abrir um canal de diálogo entre os manifestantes e o governo. Ficou estabelecido que novos encontros serão realizados com o ministro Rossetto, em busca de um entendimento sobre as reivindicações. Outro ponto acordado é que a bancada petista na Assembleia Legislativa irá se reunir com o governador Raimundo Colombo para buscar a redução do ICMS sobre o preço do diesel.
A vereadora Maria Tereza também afirmou que elaborará uma moção de apelo para que o governo agilize as negociações com os manifestantes, a fim de evitar mais prejuízos à população, como o desabastecimento e a paralisação de setores da economia.
deixe seu comentário