Home Deputados tomam posse e elegem Merisio presidente da Alesc

Deputados tomam posse e elegem Merisio presidente da Alesc

Última atualização 1 de janeiro de 2015 - 00:00:00

Os 40 deputados estaduais catarinenses da 18ª Legislatura (2015-2019) tomaram posse na manhà do último domingo (1º), no Plenário Osni Régis da Assembleia Legislativa. Eles fizeram juramento e assinaram o termo de posse. A sessÃo foi presidida pelo deputado Narcizo Parisotto (DEM), o mais velho entre os parlamentares com o maior número de legislaturas. Em seguida, o deputado Gelson Merisio (PSD) foi eleito presidente do Legislativo.

Gelson Merisio obteve o apoio unânime dos quarenta deputados e presidirá a Casa no biênio 2015-2017. A eleiçÃo foi nominal, com voto declarado no microfone de apartes. Ada de Luca (PMDB) revelou que seu voto era “consciente e coerente”. Ismael dos Santos (PSD) registrou que votava “pela autonomia e transparência do Legislativo”. Jean Kuhlmann (PSD) destacou “a unidade do Parlamento” e Luciane Carminatti (PT) justificou o apoio “em nome da república do grande Oeste”, aludindo ao fato de que a regiÃo constitui a base eleitoral do presidente eleito.

Proclamado o resultado, Merisio agradeceu o apoio dos colegas. Falando da tribuna, ressaltou a notícia de que o estado superou SÃo Paulo como maior gerador de empregos no país. “Em todas as regiões sopram os ventos do desenvolvimento e a Assembleia tem sido parceira, cumprindo seu papel, discutindo e votando projetos para o desenvolvimento do estado”, afirmou.

Gelson Merisio assumiu compromisso com a independência, a transparência e a sintonia com a sociedade. “Independência para pensar, agir legislar, divergir, concordar e apoiar, transparência porque a luz do sol ainda é o melhor dos detergentes e sintonia com a sociedade e os demais poderes para responder os anseios com diálogo permanente”, assegurou Merisio, que propôs intensificar a presença do Legislativo nas diversas regiões. “Uma agenda positiva e itinerante”, defendeu.

Depois da eleiçÃo do presidente foram eleitos os outros membros da Mesa, também com ao apoio unânime dos representantes do povo. O deputado Aldo Schneider (PMDB) foi escolhido 1º vice-presidente; Leonel Pavan (PSDB) o 2º vice, Valmir Comin (PP) o 1º secretário, Padre Pedro Baldissera (PT) o 2º secretário, Dirce Heiderscheidt (PMDB) a 3ª secretária e Mário Marcondes (PR) o 4º secretário.

Presente no evento, o governador Raimundo Colombo destacou a importância da integraçÃo e do bom relacionamento entre executivo e legislativo. “Meu desejo e minha expectativa é de harmonia, de somarmos forças e trabalharmos juntos à sociedade para desenvolver o melhor para Santa Catarina. Tenho certeza de que é isso que o povo deseja. Foi isso que conseguimos na legislatura passada e temos todas as condições para conseguirmos novamente agora. Estou muito otimista”, afirmou.

deixe seu comentário