O estudante do curso de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste, Anderson Scariot, recebeu o prêmio Jovem Pesquisador no 2º Congresso Regional de Medicina Veterinária realizado, entre os dias 14 e 16, na Unoesc Xanxerê. Anderson apresentou, no Congresso, a pesquisa “Principais motivos de descartes de bovinos leiteiros na microrregião de São Miguel do Oeste – Resultados Preliminares”.
De acordo com Anderson, 81,4% dos descartes de bovino leiteiros, na microrregião de São Miguel do Oeste, estão relacionados a problemas de glãndula mamária, como a mastite e a flacidez no ligamento medial. Em segundo lugar, aparecem os problemas reprodutivos, com 15,7% dos casos de descarte. Os problemas relacionados ao sistema locomotor representam 2,8% dos casos.
Os resultados são preliminares e a pesquisa ainda está em andamento. Foram visitadas, até o momento, seis propriedades localizadas em São Miguel do Oeste e outras seis propriedades em Guaraciaba. No total, 894 animais já foram avaliados. O levantamento ainda será realizado em propriedades dos municípios de Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Riqueza, Romelãndia, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro e Tunápolis.
Segundo o professor orientador do estudo, José Francisco Xavier da Rocha, na próxima etapa do projeto, os produtores de leite serão orientados sobre como diminuir a incidência destas doenças e, consequentemente, o descarte de bovinos de leite. Os resultados desta pesquisa também serão utilizados, durante as aulas, com o objetivo de orientar os acadêmicos sobre os problemas que encontrarão no mercado de trabalho.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Daniele Cristine Beuron, salienta que sete estudantes, da segunda fase, já estão desenvolvendo pesquisas de iniciação científica. “Na Unoesc, trabalhamos com o tripé: ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é importante para os acadêmicos ampliarem seus conhecimentos acerca de diversas realidades”, finaliza a professora.
deixe seu comentário