A décima edição do Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito (CONCRED), aconteceu entre os dias 10 e 12 de setembro, em Manaus-AM e reuniu aproximadamente 1,5 mil participantes. Dentre eles, o presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Frocnhetti e o diretor operacional, Jaimir José Balbinot.
Neste ano, o Congresso abordou diversos subtemas, sugestões e anseios do Sistema Cooperativista de Crédito, tudo em sintonia com o tema central: “Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O melhor caminho”. Na ocasião o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Feitas, disse que o momento atual requer de todos os envolvidos no sistema uma atenção maior, principalmente no que se refere ao futuro do cooperativismo, que tende a se expandir ainda mais com o passar dos anos.
CONCRED VERDE
Durante o evento também foi entregue o Prêmio Concred Verde aos vencedores das categorias semente, árvore e fruto. O objetivo do prêmio é fomentar, reiterar e incentivar as práticas das cooperativas de crédito e demais entidades ligadas ao setor, que caminham para um diálogo ainda mais participativo frente à responsabilidade socioambiental.
Mais uma vez, os representantes do Sicoob São Miguel retornaram do evento com o reconhecimento em mãos: o troféu do Prêmio Concred Verde. Conforme o presidente Edemar Fronchetti, o Sicoob São Miguel inscreveu apenas um projeto, sendo este o grande vencedor da categoria. “Nós conquistamos o primeiro lugar na categoria projeto que “Melhor Coopera como Fruto”, com o projeto ‘Sicoobito nas Escolas’. Isso é o resultado de uma iniciativa inovadora, planejada ainda em 2009, que a cada dia que passa ganha mais reconhecimento e visibilidade, fazendo com que diversas outras cooperativas também reproduzam o material”, enfatiza o presidente.
Nessa categoria projeto que “Melhor Coopera como Fruto”, foramenquadrados todos os projetos com ideias monitoradas, na área de responsabilidade socioambiental, com resultados mensuráveis e com plano de manutenção e/ou correção, que apresenta resultados positivos há mais de três anos.
Conforme o assessor de comunicação do Sicoob São Miguel, Blásio Spaniol,o gibi Sicoobito é um investimento direto na comunidade, em crianças e adolescentes para desenvolver a cultura da cooperação, permitir a percepção de valores que dão base a uma boa formação e desenvolvimento do ser humano para a cidadania. “Hoje a cooperativa tem alcance extraordinário em 17 municípios do extremo oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Diretamente nas escolas é lido por 32.000 alunos, a revista chega às famílias desses educandos e com certeza muitos familiares também acabam lendo. É uma ferramenta de comunicação e educação para o público jovem, uma aposta na perenidade da cooperativa”, enfatiza o assessor e idealizador do projeto.
O GIBI
2010
Foi assim, cumprindo com os 5º e 7º princípios cooperativos, com o propósito de abordar a educação cooperativista, manter contato, construir uma cultura de cooperação na comunidade e perenizar a cooperativa que, desde 2010, o Sicoob São Miguel mantém a revista em quadrinhos Sicoobito. Mais de 14 mil exemplares da primeira edição do gibi foram entregues em 136 escolas da região.
2011
Na segunda edição, a escola da comunidade de Café Filho, do município de Anchieta, apresentou o tema escolhido para criar a história de 2011. “A imagem da cooperação”, título do gibi, abordou a questão da preservação do patrimÔnio público. Nessa segunda edição, foram impressos 21 mil exemplares, entregues em 160 escolas da área de abrangência do Sicoob São Miguel.
2012
Em julho de 2012, foi lançada a terceira edição do projeto de educação. A cada nova edição, o gibi tornou-se uma oportunidade que oferece uma ferramenta de comunicação para interagir com um público novo e preparar as crianças para a cultura da cooperação. Foram impressos 25 mil exemplares para atender toda a demanda das 160 escolas.
Para a elaboração da terceira edição, a comunidade escolar contribuiu com sugestões de temas para a revista, os quais se referem a problemáticas relacionadas à escola e ao ensino, para serem usados no estudo e no debate em sala, quando de posse da revista. Além disso, o Sicoobito já se tornava a partir de então uma referência nacional. Diversas cooperativas de todo o Brasil passaram a utilizá-lo como ferramenta de educação cooperativista.
2013
Em 2013, o gibi chegou a sua quarta edição e nesse ano foram distribuídos 25.000 exemplares para alunos de primeiro ao sexto ano em 163 escolas da área de atuação da cooperativa, levando a proposta para aproximadamente 32.000 alunos, que tiveram acesso à leitura do gibi. Nessa edição, o conteúdo abordou questões como o consumismo, a ganãncia, a educação ambiental e a participação dos pais no processo de formação dos alunos.
2014
A quinta edição da revista em quadrinhos foi distribuída para as 163 escolas da área de atuação da cooperativa. A edição de 2014, intitulada “Amigos de Verdade”, está recheada de novas ações de cooperação. No decorrer desses cinco anos, as escolas têm utilizado o material educativo para atividades interdisciplinares e especiais e já se percebem os reflexos do investimento contínuo em educação cooperativista, quando a cada visita, as crianças recordam com facilidade a mensagem da edição anterior. O Sicoobito, protagonista das histórias é o mascote criado em concurso interno do Sicoob São Miguel usado em campanhas publicitárias e, agora, no material educativo, e tem conquistado o carinho das crianças a cada nova história.
deixe seu comentário