A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 8, a autorização para a Empresa de Navegação V. J. B. Ltda, de Sales, São Paulo, a operar na prestação de serviços de transporte no Rio Uruguai, entre Palmitos/SC e Iraí/RS. A autorização da prestação de serviços foi liberada pelo diretor-geral substituto da Antaq, Fernando José de Pádua Costa Fonseca, é por tempo indeterminado, para transporte de passageiros, veículos e cargas. A expectativa é de que dentro de 20 dias as balsas estejam operando.
O secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) de Palmitos, Élio Godoy, afirma que a medida é emergencial. Conforme Godoy, as novas balsas devem operar 24 horas por dia, para tentar dar vazão ao fluxo de caminhões que atualmente tem como principais alternativas a balsa de Itapiranga e a ponte do Goio-Ên em Chapecó. De acordo com Godoy, o Governo do Estado de Santa Catarina liberou o recurso no valor de R$ 50 mil para a construção do acesso ao porto e alargamento da estrada, ou seja, para a infraestrutura que dará acesso ao porto. Dentre os serviços para recuperação, estão a necessidade de alargamento de bueiro, que ficará por conta da Administração Municipal de Palmitos, alargamento de pista em diversos trechos, cascalhamento e compactação reforçado da estrada, que compreende a aproximadamente 1,9 mil metros de extensão.
Dnit de Brasília esclarece situação da ponte
Em nota enviada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(Dnit), na quarta-feira, dia 10, o órgão relatou a situação da pontee o andamento dos serviços de recuperação que estão sendo realizados e o prazo de conclusão. O trabalho está sendo desenvolvido dentro da viga caixão, onde estão sendo executados dispositivos para acomodar novos cabos de protensão. A construtora Sogel está com 32 trabalhadores na obra. Para que os operários pudessem trabalhar dentro desse ambiente fechado foi preciso à implantação de um sistema de ventilação.
A nota esclarece que esses serviços estavam sendo executados com limitação de 16 toneladas para não interromper a circulação de veículos de passeios eambulãncias, entre outros. No entanto, caminhões e carretas bitrem estavam passando à noite, superando o peso determinado.Aliado ao exposto acima ocorreu uma cheia histórica no Rio Uruguai, o que provocou esforços adicionais a obra. Com o rebaixamento do nível d'água a empresa que está executando serviços emergenciais identificou avaria em um dos tubulões quecompõea fundação de um dos apoios, conforme nas fotos 05 e 06.
Tais avarias foram detectadas no final de agosto e no início de setembro engenheiros do DNIT vistoriaram a obra, autorizando a empresa a fazer os serviços de recuperação da fundação. Tendo em vista que os danos sofridos pela estrutura são de alta gravidade e a obra foi interditada totalmente, visando à segurança dos usuários e dos operários que lá estão.
A empresa iniciou o serviço de recuperação da fundação em 06 de setembro com previsão de término para o dia 30 do mesmo mês. Esses serviços estão sendo realizados por mergulhadores, onde foi contratada a empresa In-shore Mergulho Profissional Ltda. Até o dia 30 de setembro a obra ficará totalmente interditada, sendo liberada em seguida para veículos de 16 toneladas até conclusão total dos serviços que tem previsão para final de dezembro.
Reparos serão realizados em três turnos
O Dnit informou ainda que autorizou que os trabalhos de recuperação da ponte sobre o Rio Uruguai, na BR-386/RS, em Iraí, sejam realizados em três turnos. O objetivo é acelerar a recuperação do pilar P12 que apresentou problemas estruturais, com risco de ruir. Para isso, cerca de 40 operários e técnicos estão trabalhando no local.
Durante inspeção no P12 realizada na última sexta-feira, dia 5, mergulhadores contratados pelo Dnit, detectaram desgaste também na base da estrutura. Em função deste problema, o prazo para liberar o tráfego parcialmente na ponte, previsto para o próximo dia 19, está suspenso. Por precaução o órgão vai solicitar que a Sogel mantenha por tempo integral a equipe de mergulhadores para que seja feita uma inspeção subaquática nos sete pilares da ponte que estão dentro do rio.
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