Home CooperFlor inaugura Centro de Referência da Agricultura Familiar

CooperFlor inaugura Centro de Referência da Agricultura Familiar

Última atualização 20 de agosto de 2014 - 15:20:50

Claudia Weinman

A Cooperflor inaugurou na tarde de sábado, dia 16, o Centro de Referência da Agricultura Familiar, no bairro Nascer do Sol em Guarujá do Sul. Com mais de 400 pessoas, a ocasião contou com a apresentação do histórico da cooperativa, mística de abertura simbolizando as conquistas e dificuldades da Cooperflor, apresentação de danças e música ao vivo.

Conforme o secretário da cooperativa, Claudio Junior Weschenfelder, a inauguração da nova sede representa para os idealizadores da Cooperflor a realização de um sonho. “Nós iniciamos a discussão para criação da cooperativa em abril de 2007 e não imaginávamos que dentro desse período pudéssemos avançar tanto”, comenta.

Na ocasião, o presidente da Cooperativa, Elio Vergutz fez um agradecimento especial a todas as famílias sócias da cooperativa. “Hoje somamos 181 famílias sócias da Cooperflor, 140 participando ativamente e 129 vendendo leite coletivamente. Isso tudo é resultado de muito esforço e dedicação. Todas as vezes que deixamos de fazer nosso serviço em casa para discutir sobre o futuro da Cooperflor valeu a pena”, diz ele.

Weschenfelder explica ainda que o Centro de Referência da Agricultura Familiar é oriundo da aprovação de um projeto junto ao Programa Petrobras, Desenvolvimento e Cidadania. “É um projeto mais amplo, consistente e que dialoga com diferentes políticas públicas. Trata-se do projeto ‘Alimentando a vida no campo’. Ao todo são R$ 675 mil liberados para implementar diferentes ações, entre elas, o Centro de Agricultura Familiar”, enfatiza.

NOVA SEDE

Segundo Weschenfelder, a nova sede contemplará a comercialização de produtos agrícolas em rede, espaço para armazenagem e estocagem de insumos e equipamentos. “Nossa intenção é efetivar um feirão da roça, para comercialização de produtos da agricultura familiar não somente de Guarujá do Sul, mas também de outros municípios que são oriundos de cooperativas familiares”, explica.

Weschenfelder diz ainda que a nova sede vai ter espaço para efetivação da gestão administrativa da Cooperflor, instalação de uma sala para reuniões e ainda, um espaço previsto para realização do processo de classificação dos produtos provenientes dos agricultores para abastecer a merenda escolar e também o programa de aquisição de alimentos. “Ver essa realização nos enche de orgulho. Nós sabemos que na prática ela representa a permanência de muitas famílias no campo, e é uma experiência concreta de resistência e de enfrentamento ao modelo de sociedade que temos hoje”, finaliza.

deixe seu comentário