SÃO MIGUEL DO OESTE
O Curso de Artes Visuais da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, completa neste mês 15 anos de história. Durante o ano letivo, serão desenvolvidas diversas atividades alusivas à data, em eventos como no Colóquio de Educação e no Encontro de Licenciaturas. Segundo a coordenadora do Curso, professora Marlene Zenaide Friedrich, esses 15 anos são marcados por muita dedicação e profissionalismo. “Sempre acreditamos que a arte é essencial nos processos educativos”, frisa a professora.
O arte-educador formado pela Unoesc tem o foco no desenvolvimento regional e está voltado aos processos educativos da infãncia. A professora Marlene explica que, a expressão gera em cada criança a vontade de criar para aprender. “Assim, a criança atua em seu entorno, interagindo no mundo complexo em que vivemos, transforma e se forma em um adulto ampliado, flexível e de ação”, ressalta a professora.
A arte-educadora Gisélia Martini conta que as Artes Visuais mudaram a sua percepção sobre o mundo. Ela salienta que o Curso possibilita o pleno desenvolvimento do ser humano, tanto nos aspectos lógicos e racionais como nos mais subjetivos, ligados à sensibilidade. “Estes aspectos são fundamentais, pois como arte-educadores, assumimos um papel de grande responsabilidade na formação das crianças e adolescentes. Já como artistas, temos a possibilidade de difundir a ação transformadora da arte”, enfatiza a profissional, que se formou em 2009 pela Unoesc.
Segundo Gisélia, a arte é a primeira ferramenta utilizada para compreender o mundo na infãncia, além de ser um caminho para expressar a visão de mundo sem censura. “Os professores do Curso foram minha referência para ser uma profissional comprometida com este papel social e estar em constante busca do conhecimento”, enaltece Gisélia.
deixe seu comentário