Home Preservação e diversão podem andar lado a lado

Preservação e diversão podem andar lado a lado

Última atualização 29 de novembro de 2013 - 15:24:43

GUARUJÁ DO SUL

Uma ação inovadora para região vem demonstrando que é possível usar a diversão como forma de conscientização visando à preservação do meio ambiente em Guarujá do Sul. Desde 2011, na saída da cidade para a linha Caravaggio, funciona o Centro de Estudos e Programas Ambientais (Cepa). A reserva natural é aberta à visitação e conta com atrativos como trilhas, área de lazer com açudes e pedalinhos, além de uma tirolesa.

O local foi criado pela Organização Não Governamental (ONG) Associação Guarujaense de Amparo a Vida (Agua) e é mantido em parceria com a Epagri, que utiliza o espaço para a realização de pesquisas e estudos de vegetação e solo. O projeto foi idealizado ainda em 2010, como explica a extensionista da Epagri e integrante da ONG Agua, Eliane Fanton. Segundo ela, o projeto visa criar outros centros em mais cidades com intuito de mostrar de uma forma atrativa à população os benefícios de preservar o meio ambiente e utilizar o espaço de forma consciente.

Eliane Fanton lembra que a criação do Cepa iniciou com a doação de uma propriedade de 4,6 hectares pelo proprietário da área, Elcio Blau, integrante da ONG. A extensionista explica que além dos trabalhos de pesquisa, o centro também é usado para visitação e diversão, sem custos de entrada. O local é mantido organizado pelo aposentado e bombeiro comunitário Arlindo Tedesco, presidente da ONG Agua.

Tedesco trabalha voluntariamente no Cepa. Ele lembra que não é cobrada a entrada para visitação da reserva, apenas a utilização da tirolesa e do pedalinho, o primeiro ao custo de R$ 5,00 e o segundo por R$ 1,00. Segundo Tedesco, o valor cobrado é usado em gastos com a manutenção do espaço. Ele revela que desde a abertura à visitação, em novembro de 2011, mais de 2.500 pessoas já visitaram a reserva, entre elas muitas turmas de escolas e famílias nos finais de semana.

Tedesco acrescenta que a procura tem sido cada vez maior e de pessoas de toda a região, inclusive de estados vizinhos. Ele lembra que as visitas devem ser agendadas com antecedência. O telefone para agendamento é (49) 3642-0188 ou no (49) 9125-8294.

deixe seu comentário