Home Sul quer novas ferrovias operando em sete anos

Sul quer novas ferrovias operando em sete anos

Última atualização 8 de novembro de 2013 - 11:39:36

Florianópolis

O Sul do Brasil quer as ferrovias Norte-Sul, Litorãnea e da Integração operando em sete anos. Esta meta foi proposta por lideranças empresariais e políticas durante o Seminário Sul Brasileiro de Ferrovias, ocorrido nesta quinta-feira (7), na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. Pelo cronograma elaborado no evento, seriam necessários dois anos para a conclusão dos estudos técnicos e realização de licitações para as novas concessões. Outros cinco anos serão necessários para a construção das linhas e preparação para operação.

“Hoje há consenso sobre a necessidade e a urgência da implantação para a melhoria da competitividade da indústria”, afirmou Mário Cezar Aguiar, primeiro vice-presidente da FIESC. Para o deputado federal Pedro Uczai, presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, a força política é importante para fazer os projetos avançarem. “A extensão da ferrovia Norte-Sul é estratégica para a região? Então nós precisamos mostrar isso para o governo”, afirmou.

Extensão da ferrovia Norte-Sul deve ligar Mairinque (SP) a Rio Grande (RS) e Uruguaiana (RS), enquanto a ferrovia da Integração (ex-ferrovia do Frango) prevê a conexão entre o Oeste e o Litoral de Santa Catarina. Já a Litorãnea deve cortar toda a costa catarinense.

O encontro reuniu liderançasde todas as regiões de Santa Catarina, além de representantes das estatais Valec e EPL (Empresa de Planejamento e Logística).

deixe seu comentário