Home Leitor denuncia origem de gás clandestino trazido da Argentina

Leitor denuncia origem de gás clandestino trazido da Argentina

Última atualização 18 de outubro de 2013 - 14:43:13

PARAÍSO

Pelo menos 600 botijões de gás de cozinha entram mensalmente de forma irregular através da ponte internacional, na divisa entre Brasil e Argentina, em Paraíso. É o que garante um leitor do jornal Gazeta Catarinense, que procurou a reportagem para denunciar o caso. O leitor procurou a reportagem após o jornal publicar na edição de quarta-feira, dia 16, matéria exclusiva referente ao crescimento do comércio de gás de cozinha clandestino na região, trazido de forma irregular da Argentina e vendido a valores muito abaixo do mercado nacional.

Segundo o leitor, que preferiu não se identificar, os botijões utilizados no processo são brasileiros e são recarregados nas proximidades da ponte internacional. Segundo ele, o processo ocorre no lado argentino. O leitor apresentou fotos feitas por ele há mais de seis meses, as quais mostram um local onde ocorria a recarga dos botijões. A foto mostra um homem retirando gás de um botijão argentino e enchendo outros de origem brasileira. Questionado o porquê de não denunciar o caso à época, o leitor diz que a situação é conhecida, mas que não são tomadas providências.

Ele revela que o antigo ponto fotografado fica a apenas 50 metros do posto da aduana, mas que agora a recarga acontece em outro ponto, mais afastado. Para o leitor, os consumidores estão sendo enganados, pois de um botijão argentino são feitos dois ou três dos comercializados para os brasileiros. Ele explica que é um negócio altamente rentável para os argentinos, pois o produto é subsidiado pelo governo argentino e tem custo muito baixo. “Por isso vendem tão barato”, finaliza.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, que prometeu entrar em contato com as autoridades argentinas para que providências sejam tomadas. Uma maior fiscalização na área também deve ser realizada.

deixe seu comentário