O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, inaugurou, na tarde desta quarta-feira, 16, um espaço reservado para as crianças internadas na unidade. A brinquedoteca, como é chamado o espaço, tem televisão, brinquedos, jogos que estimulam o raciocínio lógico e livros.
Para o diretor geral do Hospital Regional, Valmor Busnello, a brinquedoteca é uma importante iniciativa que deverá ajudar na reabilitação das crianças internadas. ”Só temos a agradecer a todas as pessoas que nos apoiaram para a realização desse projeto, agradecer ao grupo de Humanização do Hospital e à Casa da Amizade, que viabilizou os materiais para que hoje pudéssemos ter esse espaço tão importante para os pequenos”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, afirmou estar orgulhoso do trabalho realizado pelo Hospital. “A cada conquista, vibramos juntos, pois podemos afirmar que é um hospital do governo do Estado, que atende 100% pelo SUS e que atende bem as pessoas. E é muito bom vermos parcerias com entidades do município que viabilizam projetos como esse”, declara.
Conforme a assistente social e coordenadora do grupo de humanização do Hospital, Nadia Dalavechia, o espaço para as crianças atende uma necessidade, já que brincar estimula e contribui com vários fatores no desenvolvimento da pessoa. “O brinquedo não beneficia somente a quem está internado no hospital, mas a todos os envolvidos, principalmente os familiares, pois exerce um efeito terapêutico. As pessoas deslocam por algum tempo, o foco do seu pensamento para algo além da doença”, destaca Nádia.
A brinquedoteca é destinada para crianças e adolescentes de dois a 17 anos e que estão internados no Hospital. Conforme a pedagoga, que atua de forma voluntária na Unidade, Ana Cristina Bazotti, menores de quatro anos a intervenção será feita no leito. “O deslocamento de crianças de dois e três anos para o espaço, será permitido somente com acompanhamento dos pais”, lembra.
O espaço funcionará todas as segundas e quintas-feiras, das 14h às 15h30. As atividades serão acompanhadas pela pedagoga e um enfermeiro. A manutenção da brinquedoteca contará com o apoio da Casa da Amizade, de São Miguel do Oeste.
deixe seu comentário