O mel processado por uma indústria de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, foi considerado o melhor do mundo em um congresso internacional de apicultura realizado na Ucrãnia.
Quatro variedades do produto catarinense ficaram no topo da disputa que envolveu 86 países. Na avaliação individual, o mel escuro e a cera de abelha receberam medalha de ouro, já o mel claro conquistou o bronze. “´É um reconhecimento internacional do mel brasileiro. Nós trabalhamos com produtos de todo o Brasil. Isso é um reconhecimento da empresa, da qualidade. Todos ganham, desde o produtor, até o país”, explicou o gerente de exportação da empresa, Tarciano Santos da Silva.
Antes de participar da disputa, o mel produzido em Araranguá passou por uma análise técnica, em um laboratório na Alemanha. “Fazemos um trabalho de capacitação com os agricultores, para manter esse tipo de qualidade no produto. Temos também um laboratório interno e todo o mel que entra na empresa é colhido amostra e vai para a análise. Ao mesmo tempo, os nossos colaboradores são treinados para degustar o mel, para saber se é diferenciado, se vai para indústria”, complementou Tarciano.
A empresa localizada no Sul de Santa Catarina produz cerca de três mil toneladas de mel por ano, sendo que 95% vai para exportação. “Em 2014, o objetivo da empresa é investir no mercado interno para dar possibilidade de mais brasileiros experimentarem o mel que tem medalha internacional”, disse o gerente.
deixe seu comentário