A greve dos bancários na região da Grande Florianópolis chegou ao fim nesta segunda-feira (14), após uma assembleia com servidores da categoria. Na terça-feira (15), as agências da Caixa, Banco do Brasil e bancos privados vão funcionar normalmente, conforme garantiu o Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos Bancários de Florianópolis e região.
Cerca de 500 bancários estiveram presentes na assembleia convocada pelo Sindicato. Apenas os bancários do Banrisul rejeitaram a proposta do banco e permancecem em greve no estado, assim como no Rio Grande do Sul. De acordo com o Sindicato da capital, a greve dos bancários de 2013 foi a maior nos últimos 20 anos da categoria, paralisando as atividades em mais de 12 mil agências nos últimos 26 dias.
Na região Oeste do estado, os funcionários da Caixa e do Banco do Brasil também decidiram acompanhar o quadro nacional e encerraram a paralisação. O presidente do Sindicato dos Bancários de Chapecó, Xanxerê e região, Sebastião Araújo, avalia como positivo o movimento. Segundo ele, os bancários receberam 8% de reajuste salarial, o que representa 1,82% de ganho real. Assim como em Florianópolis, a greve se mantém apenas nas agências do Banrisul no Oeste catarinense.
Em Blumenau, os bancários aceitaram a proposta e entraram em um acordo, terminando a greve que já durava 25 dias nos municípios do Vale do Itajaí. O sindicato de Blumenau informou que propÔs a rejeição da proposta global dos bancos, após análise das assembleias realizadas pelo país até a noite de domingo (13). Seguindo a decisão nacional, todas as agências da região abriram na manhã desta segunda-feira (14).
deixe seu comentário