Home Greve dos bancários completa uma semana

Greve dos bancários completa uma semana

Última atualização 26 de setembro de 2013 - 13:03:15

A greve dos bancários completou uma semana nesta quinta-feira sem prazo para terminar. Trabalhadoresde Santa Catarina aderiram à paralisação nacional da categoria no dia 19 de setembro. Mesmo com a grevenão foram registrados tumultos e nem maiores transtornos, já que a população dispõe de diversas alternativas de acesso ao serviço bancário.

De acordo com a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de Santa Catarina (Fetec/SC) estão em greve, por tempo indeterminado, bancários das regiões de Florianópolis, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Chapecó, Concórdia e Blumenau.

Em Santa Catarina, de acordo com levantamento da Fetec, 182agências estão fechadas no Estado. Deste número,80 unidades bancárias fechadas pertencem ao Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região (Seeb). Na região Oestepelo menos60 agências estão paralisadas.

Os bancários de Blumenau, que iriam aderir à greve na segunda-feira, dia 23, mas devido as chuvas registradas na cidade só fecharam as agências a partir da quarta-feira, 25.Na região do Alto Vale cerca de 30 agências estão fechadas.

A categoriareivindica 11,93% de reajuste, valorização do piso salarial, PLR maior, mais empregos e fim da rotatividade e das terceirizações, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades.

A reportagem entrou em contato com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e aguarda umaposição da entidade sobre a greve.

Como pagar as contas

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica à população como pagar as contas que estão dentro do prazo e também as vencidas. A entidade lembra que o consumidor dispõe de vários canais para a realização de transações financeiras. O cliente que quer comodidade pode usar a Internet, o banco por telefone, o aplicativo do banco no celular. Há também os caixas eletrÔnicos e rede 24 horas, que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas comerciais e centros comerciais, além dos correspondentes, que estão espalhados por todo o Brasil.

deixe seu comentário