Home Dermatologista aponta os 10 principais erros quando o assunto é beleza

Dermatologista aponta os 10 principais erros quando o assunto é beleza

Última atualização 10 de setembro de 2013 - 09:04:34

Não é surpresa para ninguém que as brasileiras adoram cuidar da pele e dos cabelos, mas uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), comprovou que são “elas” as responsáveis pelo aumento de 7% anual nas vendas de cosméticos no mundo.

Porém, com tanta oferta no mercado, algumas podem pecar na hora de aplicar os produtos e confundir o que é mito com verdade. Pensando nisso, a dermatologista Miriam Sabino, apontou os 10 principais erros cometidos pelas mulheres quando o tema é beleza:

1-Não lavar o rosto à noite

Chegar em casa depois de um dia cheio de trabalho é uma das desculpas que as mulheres mais usam para não lavar o rosto. “As mulheres tendem a passar o dia todo maquiada e deixar os resquícios da maquiagem junto com o acúmulo de sujeira só contribui para a obstrução dos poros, o que pode causar a acne”, diz a médica. Deixe a preguiça de lado e lave o rosto toda a noite, antes de deitar.

2- Usar diversos produtos ao mesmo tempo

É BB Cream, protetor solar, creme anti-idade, cosmético para prevenir acne e cravos. Aplicar todos esses produtos um atrás do outro só prejudica a pele. “Muitos cremes fornecem os mesmos ativos ou então ingredientes que são compatíveis. O ativo de um produto pode acabar cancelando o efeito do outro, o que pode causar irritação na pele. O ideal é você tratar um problema de cada vez”, recomenda.

3- Achar que condicionador é igual ao xampu

As obcecadas por cabelos brilhosos e macios enfrentam um grande problema na hora de lavar os cabelos. Elas simplesmente não conseguem passar o condicionador nas pontas e acabam passando no cabelo inteiro. “Aplicando o condicionador dessa forma você vai estar só desperdiçando o produto, além de tornar a raiz do seu cabelo oleosa. A dica é aplicar o produto a partir da altura das orelhas até as pontas”, aconselha a dermatologista.

4- Tomar banhos prolongados

Permanecer muito tempo no chuveiro só atrapalha. A água remove os óleos naturais e os hidrolipídicos que são os responsáveis por zelar pela umidade que protege a sua pele e o cabelo, causando o ressecamento. A dermatologista indica que a água esteja morna, que o banho não passe de 20 minutos e, se possível, usar sabonetes neutros e também hidratantes. Mas, se você não dispensa um banho quente, procure usar óleos para banho para que sua pele não fique ressecada.

5 – Quere se livrar logo das manchas e abusar do tratamento

Para acabar com as manchas não há necessidade de abusar no tratamento. “O uso excessivo dos ácidos que são utilizados nos tratamentos para manchas podem provocar queimaduras, irritação, descamação e vermelhidão”, alerta. Siga todas as orientações do seu médico e evite aplicá-los mais de três vezes por dia.

6- Usar hidratante para driblar o inchaço no rosto

“Uma bolsa pode se formar ao redor dos olhos devido à retenção de líquido, o que costuma acontecer também em períodos menstruais. Para diminuir esse inchaço não é recomendado aplicar cremes e hidrantes nessa área. O que pode ser feito é colocar uma compressa fria ou uma bolsa de gelo por 10 a 15 minutos”, acrescenta a especialista.

7- Não hidratar o pescoço

Para ter uma pele bonita e saudável não basta só se preocupar com o rosto. A região do queixo e pescoço também deve ser hidratada diariamente. “A pele do pescoço é mais fina e sensível. Além disso, essa região fica mais exposta a agressões de fatores externos como sol, vento, frio e até a luz de lãmpadas”, esclarece Miriam. A fórmula para cuidar do pescoço é simples – hidratação + fotoproteção.

8- Usar cosméticos vencidos

Não importa se é hidratante, sombra, pó, batom ou blush. Aplicar produtos vencidos na pele aumenta a proliferação de micro-organismos e pode causar alergias ao entrar em contato com a pele.

9- Fazer depilação e tomar sol logo depois

A depilação também exige atenção e cuidados, principalmente se for com a cera, que retira as células superficiais que protegem a pele. Evite tomar sol após a depilação, pois a pele está muito sensível e ainda pode provocar manchas e um bronzeamento irregular.

10- Tome cuidado com as unhas postiças

Apesar de ser um charme, as famosas unhas postiças podem agredir a unha por causa da cola que é utilizada para fixação. “Quem usa esse tipo de unha precisa manter um cuidado redobrado na hora de colocar e retirar. Retirá-las arrancando pode levar junto a camada de proteção superficial da sua unha e enfraquecê-la”, finaliza a dermatologista.

deixe seu comentário