A queda de um raio matou mais de 35 cabeças de gado de corte na manhã de segunda-feira, dia 2, no município de Tunápolis. O fato ocorreu na propriedade de Honório Poplawisk, localizada na linha Felipe Schmidt, a cinco quilÔmetros da cidade, entre o perímetro urbano e a comunidade de linha Pitangueira. Os animais se refugiavam do mau tempo embaixo de algumas árvores no momento da descarga elétrica.
Em entrevista à Rádio Porto Feliz, o médico veterinário Franciano Blanc Alves, que esteve no local do incidente, informou que o gado só teve a morte identificada pelo produtor no final do dia de segunda-feira. Ele explicou que a morte foi súbita e a descarga causou a ruptura dos órgãos dos animais. Entre os animais mortos estavam vacas prenhas e bezerros recém-nascidos. Com o impacto da descarga elétrica, algumas vacas prenhas chegaram a abortar e expelir o feto. A força do raio também arrancou os olhos dos animais.
No total eram criadas 140 cabeças de gado na propriedade. O agricultor acionou a prefeitura para fazer o enterro dos animais. Durante o dia de ontem, a reportagem do Gazeta Catarinense tentou contato com o agricultor, mas ele não foi localizado. Conforme levantamento preliminar realizado, o prejuízo supera R$ 60 mil. Informações preliminares dão conta de que parte do rebanho estava assegurada, mas não há confirmação.
deixe seu comentário