Com 1.265 kg, um touro catarinense ganhou o título de mais pesado da 36ª Expointer, em Esteio (RS). Essa foi a primeira vez que um touro fora do Rio Grande do Sul conquistou o prêmio da feira de agronegócio da América Latina. Trevo, da raça braford, tem três anos e meio e nasceu na Coxilha Rica, em Lages, na Serra catarinense.
De acordo com Edson Colombo, um dos proprietários do animal, um touro “normal” pesa entre 700 e 850 kg. “Não estávamos preparados para receber o prêmio. Entre dezembro do ano passado e março ele foi solto com vacas e, nos últimos 70 dias, recebeu suplementação”, conta. O animal também levou o prêmio de campeão da raça.
Como Trevo não pode retornar ao estado de Santa Catarina devido às barreias sanitárias, ele será encaminhao à central de inseminação em Bagé (RS) para comercialização de sêmen. “Não ganhamos um prêmio em dinheiro, mas com o título, o animal tem uma supervalorização. O sêmen dele vai ser distribuído para diversos estados do Brasil, inclusive para outros países”, diz Colombo.
deixe seu comentário