A Epagri construiu quinta-feira, dia 22, um passador para animais na propriedade de Celso Schneider, localizada na linha Maidana, interior de Guarujá do Sul. Segundo a extensionista social Eliane Fanton, o objetivo é que o gado passe por passarelas e não pelos leitos dos rios e cursos de água. “Com o passador, queremos evitar o assoreamento e a contaminação da água por dejetos”, detalha a extensionista. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a administração municipal de Guarujá do Sul.
Para construir o passador, foram utilizados nove pneus de caminhões, que foram doados pelo Eco Ponto de São Miguel do Oeste. Eliane explica que os pneus, de um tamanho equivalente a um tubo de 60 centímetros, foram amarrados com arame galvanizado. “O passador de 2,6 metros garantirá a passagem do gado para se alimentar em outros piquetes”, salienta Eliane.
Eliane destaca que o passador de pneus se tornou uma alternativa econÔmica e viável. Quem tiver pneus em casa poderá levar na Epagri ou na Secretaria de Agricultura. Os pneus maiores serão utilizados para fazer os passadores, enquanto os pneus menores serão usados para arrumar os passeios do Centro de Estudos e Programas Ambientais (Cepa).
deixe seu comentário