BRASÍLIA
Os deputados federais Pedro Uczai (PT) e Celso Maldaner (PMDB) vão comandar a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Pequenas Centrais Hidrelétricas e de Microgeração, instalada na manhã de quarta-feira (21) na Cãmara dos Deputados. A criação da nova frente foi articulada junto com a subcomissão de Minas e Energia. Entre outras atribuições, a Frente vai promover o aprimoramento da legislação sobre o tema, acompanhar a tramitação e propor matérias na Cãmara dos Deputados no Senado que contribuam para o aprimoramento das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s), além de promover o debate sobre projeto estratégico de desenvolvimento sustentável do país.
De acordo com Pedro Uczai, que foi eleito presidente da Frente, é necessário discutir as fontes de energias que causam menos impacto social e ambiental. As PCH’s estão dentro desta lógica, necessitando um estudo mais aprofundado sobre a atual legislação e a burocracia para que haja mais estímulos ao setor. “Se analisarmos a situação em apenas três estados brasileiros (MG, PR e SC), percebemos que existem mais de 350 plantas com o aceite faltando algumas análises que são morosas. Em Santa Catarina são 94 projetos nesta situação”, destacou Uczai.
O deputado Celso Maldaner foi designado como coordenador da Região Sul da Frente Parlamentar. Para Maldaner, o trabalho a ser desempenhado pelo grupo é de suma importãncia para o desenvolvimento econÔmico e social de Santa Catarina e do Brasil. “A construção de pequenas centrais hidrelétricas traz economia para o País, já que com esta opção não precisaremos utilizar as termelétricas, que possuem um custo de geração de energia que pode ultrapassar os R$ 1 mil porquilowatt/hora”, destaca.
deixe seu comentário