Nos próximos três anos, cerca de 28,5 mil alunos do ensino médio de SC estudarão em escolas novas. É o que prevê o governo do Estado, que anunciounesta quinta-feiraa licitação para a construção de 19 escolas e um ginásio de esportes, em 15 cidades. Cada escola deverá ter cerca de 1,5 mil alunos. O lançamento faz parte do plano de ampliação da rede, com investimentos do Estado e do Ministério da Educação.
A previsão inicialindica que os colégios podem ser entregues entre2015 e 2016. Além das obras, estão previstas reformas no currículo do ensino médio e mudanças em relação aos diretores dos colégios. O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, explica que a seleção de cidades contempladas com as novas unidades foi feita com base em necessidades de cada região analisadas pelo Ministério da Educação desde 2011.
Também foram priorizadas escolas que ofereciam ou possam oferecer ensino em período integral. Para isso, as construções trarão laboratórios para as disciplinas, além de refeitório e centro esportivo. O governador, Raimundo Colombo, estima que a ação aumentará o aproveitamento dos estudantes.
— Estamos fazendo um melhoramento em toda a rede que vai trazer um ganho pedagógico para os alunos.
Quanto à manutenção das novas unidades, o secretário da Educação reforça que contará com os diretores de escolas. Por isso, está em fase de elaboração pelo governo um plano de gestão e formação, para os recursos serem descentralizados e a escola ter autonomia para os reparos mais urgentes.
O secretário garante que não é só a questão estrutural que merece medidas. O currículo do ensino médio, que tem sido debate de discussões entre especialistas, será outro ponto que passará por revisão.
— Vamos considerar a visão de professores e especialistas para revisar o currículo até 2015— calcula Deschamps.
Serão R$ 147,1 milhões, dos governos estadual e federal, na construção das 19 escolas que deverão ter licitação lançada até semana que vem. Elas fazem parte do Pacto pela Educação, que prevê a inauguração de outras 11 novas escolas— em R$ 220,7 milhões— e oito centros de educação profissional. Essas unidades devem estar prontas no ano que vem.
Recuperação em outras escolas
Pelo menos metade dos colégios estaduais do Estado deverão passar por reformas até o final do ano que vem. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, 600 escolas deverão passar por alguma revitalização, de um total de 1118 escolas da rede. Melhoramentos nos prédios são apontados como prioridades e foco de preocupação do secretário.
deixe seu comentário