Santa Catarina registrou no início da manhã desta quarta-feira (14) sensação térmica negativa em diversas cidades. A percepção de baixa temperatura foi mais forte no município de São Joaquim, na Serra catarinense, com -13°C, às 8h. Na cidade de Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, a sensação ficou em -12°C. Na capital de Santa Catarina, a sensação foi de 1°C. As informações são daEpagri/Ciram (veja tabela abaixo).
A neve voltou a cair no amanhecer desta quarta em São Joaquim. O fenÔmeno começou por volta das 7h17 e durou cerca de cinco minutos. O meteorologista Leandro Puchalski informou que a combinação de nuvens e chuva trouxe os primeiros flocos de neve para a cidade no final da madrugada desta quarta. Nesta manhã, também houve registro de neve em Urubici, na Serra. (Confira galeria de fotos)
Segundo a meteorologista Gilsãnia Cruz, da Epagri/Ciram, o cálculo da sensação térmica é feito associando a temperatura e a velocidade do vento em um determinado momento. As cidades de Rancho Queimado, São Joaquim e Florianópolis registraram respectivamente 65,6 km/h, 37,3 km/h e 45,1 km/h.
A previsão de neve continua no decorrer desta quarta entre as regiões da Serra, Meio-Oeste e Oeste, onde estão as cidades consideradas mais altas do estado. “É importante destacar que os dados atualizados da madrugada indicam que em algumas cidades a neve poderá até acumular”, explica Puchalski.
Entre quinta (15) e sexta (16), o ar polar favorece a formação de geada nas áreas altas do estado, com previsão de temperatura próxima de 0°C e negativa, de acordo com dados daEpagri/Ciram.
Neve histórica
Entre os dias 22 e 25 de julho, 113 cidades catarinenses registraram neve, segundo informações da Epagri/Ciram. Municípios do Oeste, da Serra, do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis estavam na lista. Para o meteorologista Marcelo Martins, o fenÔmeno pode ser considerado histórico pela espacialidade e abrangência.
A região do Morro do Cambirela, situada no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, amanheceu coberta de neve no último dia 23 de julho. Muitas cidades do estado não registravam neve há muitos invernos. No Vale do Itajaí, por exemplo, o fenÔmeno não era visto há 13 anos. No Morro do Cambirela, a última neve ocorreu em 1984.
deixe seu comentário