É com pompa e circunstãncia que a CBF realizanesta terça-feirao sorteio dos confrontos para as oitavas de final da Copa do Brasil, estendida este ano até o mês de novembro, em razão da mudança de fórmula. Grêmio e Inter não se enfrentarão nessa fase. Mas poderão ter pela frente Botafogo e Cruzeiro, atuais líderes do Brasileirão. O narrador Cléber Machado, da Rede Globo, será o mestre de cerimÔnias. O SporTV mostra ao vivo.
Em compensação, a dupla Gre-Nal também poderá cruzar com clubes de pouca projeção, como o pernambucano Salgueiro, o mato-grossense Luverdense o amazonense Manaus, todos de surpreendente campanha nas fases anteriores.
Marcado para um hotel da zona sul carioca, o sorteio se iniciará às 12h e seguirá os moldes da Copa do Mundo, com dois potes, cada um deles com oito clubes. A primeira etapa definirá os confrontos. A segunda, a partir das 16h, apontará os mandos de campo.
No pote A, ficarão os clubes que estiveram na Libertadores e os dois melhores colocados no ranking nacional, que são Inter e Flamengo. No B, estarão os egressos das três primeiras fases. Por força de um sorteio dirigido, a CBF evitará que os confrontos entre Fluminense x Corinthians, Vasco x Grêmio, Inter-RS x Flamengo e Palmeiras x Atlético-MG, Santos x Cruzeiro, Atlético-PR x Botafogo, Goiás x Luverdense e Salgueiro x Nacional aconteçam antes da final da competição. Trata-se de um mecanismo que certamente tornará mais atraentes as fases decisivas da competição.
Conheça os possíveis adversários da Dupla:
Salgueiro-PE—Caso cruze com o Salgueiro, uma das grandes dificuldades da dupla Gre-Nal será lidar com o calor do sertão pernambucano, insuportável mesmo à noite. Ao eliminar o Criciúma, o clube consolidou-se como a quarta força do futebol estadual, superado apenas por Náutico, Sport e Santa Cruz. O estádio Cornélio de Barros, com capacidade para 11 mil torcedores, foi concluído com recursos obtidos pelo presidente Clebel Cordeiro, que enriqueceu no ramo de funerária. O técnico é Marcelo Chamusca, irmão de Péricles Chamusca, e o destaque do time é o centroavante Fabrício Ceará.
Luverdense-MT—Grêmio e Inter irão se sentir em casa em Lucas do Rio Verde, a terra do Luverdense. Mais da metade da cidade, distante 350 quilÔmetros da capital, Cuiabá, é formada por gaúchos, que se ocupam basicamente do plantio da soja. O técnico é Júnior Rocha, nascido em São Leopoldo, ex-atacante do próprio time. Os destaques são o meia Rafael Tavares, formado pelo São Paulo, na mesma geração de Lucas, o volante goleador Gilson, ex-Sapucaiense, e o atacante Tozin. Bahia e Fortaleza foram duas das vítimas do Luverdense nesta Copa do Brasil. O estádio Passo das Emas terá sua capacidade ampliada de 5 mil par 13 mil torcedores quando ganhar arquibancadas móveis.
Nacional-AM—De nada adiantou ao técnico Aderbal Lana a façanha de eliminar adversários fortes como Coritiba e Ponte Preta nas primeiras fases da Copa do Brasil. Duas derrotas na Série D, para Genus-RO e Paragominas-PA, lhe custaram o cargo. O novo comandante é Léo Goiano, que já começou com derrota, também para o Paragominas. Como o antigo Estádio Vivaldão está em reformas para a Copa do Mundo, quando mudará de nome para Arena da AmazÔnia, o Nacional tem mandado seus jogos no Estádio do Trabalhador, que só abriga 5 mil torcedores. A folha salarial é de R$ 200 mil.
Cruzeiro—É o time do zagueiro Dedé, do lateral Ceará, dos volantes Nilton e Tinga e dos atacantes Vinícius Araújo e Borges. Vice-líder do Brasileirão, tem como técnico Marcelo Oliveira.
Botafogo—Líder do Brasileirão, é treinado por Oswaldo de Oliveira e tem como destaques o zagueiro Bolívar, o meia holandês Seedorf e o atacante Rafael Marques.
Atlético-PR—Faz boa campanha na volta à primeira divisão. Soma 16 pontos e já mira o G-4. A zaga tem Manoel e Luiz Alberto. O veterano Paulo Baier ainda lidera o grupo.
Santos—Fica difícil projetar o Santos pós-Neymar. A vexatória goleada de 8 a 0 sofrida diante do Barcelona abalou o moral do time. A esperança de reerguimento recai no garoto Neílton. O técnico é Claudinei Oliveira.
Goiás—O goleiro Renan e o centroavante Walter, ambos ex-Inter, estão no time montado por Enderson Moreira, que voltou este ano à série A. O time é o 13º colocado na tabela.
Confira a divisão dos potes para o sorteio desta terça:
Pote A:
Dupla 1: Fluminense (1º do ranking) e Corinthians (2º)
Dupla 2: Vasco (3º) e Grêmio (5º)
Dupla 3: Inter (6º) e Flamengo (7º)
Dupla 4: Palmeiras (8º) e Atlético-MG (12º)
Pote B:
Dupla 1: Santos (9º) e Cruzeiro (10º)
Dupla 2: Atlético-PR (13º) e Botafogo (14º)
Dupla 3: Goiás (16º) e Luverdense (52º)
Dupla 4: Salgueiro (55º) e Nacional (82º)
deixe seu comentário