Representantes da sociedade civil, poder público e classe empresarial estiveram presentes nesta terça-feira, 30, na 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus de São Miguel do Oeste, reunindo mais de 130 pessoas de 27 municípios da região Extremo Oeste.
A Conferência, que tem como tema os Resíduos Sólidos, é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento EconÔmico Sustentável (SDS) em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de São Miguel do Oeste, Maravilha, Dionísio Cerqueira e Itapiranga; Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio das Antas e Bacias Contíguas; Epagri; Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e Polícia Militar Ambiental.
O evento contou com explanações do promotor de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, Maycon Robert Hammes, que falou sobre Saneamento Básico. A doutora em Administração, Simone Sehnem palestrou sobre o tema da Conferência: “Resíduos Sólidos”. Posteriormente, reunidos em grupos, foi discutida a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em quatro eixos: 1 – produção e consumos sustentáveis; 2 – redução dos impactos ambientais; 3 – geração de emprego e renda e 4 – educação ambiental.
Foram elencadas vinte ações prioritárias, sendo cinco por eixo temático. Entre as principais estão: Incentivar (econÔmico e fiscal), patrocinar e apoiar as pesquisas e projetos cuja a finalidade seja a sustentabilidade (eixo 1); Lei municipal para responsabilidade sobre o destino correto dos resíduos na construção civil e todas as atividades potencialmente poluidoras (eixo 2); Consórcios Intermunicipais para aquisição de máquinas e equipamentos (eixo 3); Criação de Decreto regulamentador responsabilizando as empresas a promover a divulgação nas embalagens de informações referentes a reutilização e destinação das mesmas (eixo 4).
Os participantes também elegeram 16 delegados: oito da sociedade civil, cinco da classe empresarial e três do poder público, para defenderem as propostas da região na Conferência Estadual que acontecerá em setembro, com data ainda a ser definida. O secretário Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, frisou que estamos num momento em que as ações precisam ser práticas. “Queremos que aspropostas elencadas sejam efetivamente cobradas pela sociedade e executadas pelos governos”, finalizou.
deixe seu comentário