A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, confirmou nesta quarta-feira (24) mais uma morte por gripe A no estado em 2013. O caso foi de um homem de 50 anos que morreu na segunda (22). Com isso, sobe para 12 o número de mortes por Influenza A no estado. Metade dos casos ocorreu no Oeste do estado.
Até julho deste ano, segundo o último relatório da Diretoria de Vigilãncia Epidemiológica (Dive), 136 casos de gripe A foram confirmados em Santa Catarina. No mesmo período do ano passado, foram 919 casos e 72 mortes. Mas, devido ao frio intenso, existe um alerta da Vigilãncia Epidemiológica no estado, já que as temperaturas baixas e a aglomeração em lugares fechados facilitam o aparecimento de doenças respiratórias.
Em entrevista ao G1, o diretor da Dive, Fábio Gaudenzi, confirma as ações da instituição perante os casos recorrentes. “Sempre orientamos a população sobre as doenças respiratórias e realizamos o nosso trabalho baseado em três pilares: a estratégia de vacinação, que procura vacinar os casos dos pacientes crÔnicos e frágeis, a estratégia de prevenção, que procura evitar a disseminação da doença baseado em medidas simples de higiene e isolamento dos infectados, e a estratégia de tratamento precoce, aplicado em pessoas que têm síndrome gripal ou doença respiratória aguda. Se estas pessoas infectadas iniciarem o tratamento adiantado, tem um risco menor de evolução da doença” afirma o diretor.
Ele relata que instituições públicas estão fazendo atividades de capacitação dos profissionais da saúde perante casos deInfluenza A. O diretor ressalta ainda que relações de higiene são difíceis de serem mensuradas, mas tem de serem estimuladas. Desde 2009 o medicamento para prevenção contra a H1N1 está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
deixe seu comentário