Um novo, mas pequeno, estudo sugere que matar a sede pode dar uma força extra ao cérebro.
Os resultados mostraram que os indivíduos que consumiram cerca de três xícaras de água (775 ml) antes de fazer uma bateria de testes cognitivos tiveram melhor desempenho no teste que media o tempo de reação do cérebro aos estímulos, do que indivíduos que não bebem água. Essa diferença foi especialmente notada quando os assuntos estavam relacinados à sede. Os pesquisadores especulam que a sede pode tornar mais lenta a reação e a atenção na realização de tarefas com as mãos.
Ainda assim, em um teste, focado no aprendizado de regras, os indivíduos sedentos acabaram se saindo melhor melhor, mas para os pesquisadores não está claro o porquê.
— Pode ser que os processos fisiológicos (de beber ou não beber água) afetem o desempenho em tarefas diferentes de formas diferentes — disse o pesquisador Edmonds Caroline, da Universidade da Escola de Psicologia East London, na Inglaterra, ao LiveScience.
Ele acrescentou que a sede pode levar a um melhor desempenho em algumas tarefas, pois o hormÔnio vasopressina, que ativa a resposta sede, tem sido associado à atenção e excitação.
Pesquisas anteriores já haviam mostrado que o consumo de água pode melhorar a memórias nas crianças.
deixe seu comentário