Home Sucuri encontrada morta pode ter sido criada em cativeiro

Sucuri encontrada morta pode ter sido criada em cativeiro

Última atualização 12 de julho de 2013 - 10:14:21

A cobra de três metros e de aproximadamente 20 quilos foi encontrada em frente à gruta por um morador

SÃO MIGUEL DO OESTE

Uma cobra sucuri verde foi encontrada na madrugada de sábado, dia 6, em frente à Gruta de São Miguel do Oeste. O fato, porém, só foi divuilgado quarta-feira pela Polícia Ambiental. Um morador viu a cobra e chamou a Polícia Militar. A sucuri foi levada ao Laboratório de Biologia da Unoesc. Segundo o professor e biólogo da Unoesc, Jackson Preuss, a cobra tinha três metros e pesava aproximadamente 20 quilos. O biólogo diz que a sucuri pode ter sido criada em cativeiro, já que não é uma serpente da região e vive em locais como a AmazÔnia ou Pantanal. Outra hipótese é que ela tenha vindo para a região em um caminhão carregado de madeira.

O biólogo detalha que a cobra aparentemente não tinha nenhum ferimento e estava magra. “Entretanto, não é possível afirmar que tenha morrido de fome. A serpente pode ter tido alguma doença ou morrido por causas naturais”, informa Jackson. Uma cobra deste porte se alimenta de mamíferos como peixes, filhotes de capivaras e jacarés menores. Já um similar adulto de 10 metros se alimenta de animais de grande porte, como capivaras e porcos do mato.

A cobra ficará no Laboratório de Biologia para estudos. Jackson explica que não foram feitas análises detalhadas porque está sendo feito o processo de conservação com formol. Depois disso, a sucuri será aberta e o biólogo poderá identificar se era mantida em cativeiro ou não. “Se encontrarmos um hamster, por exemplo, era porque viva em cativeiro”, finaliza o biólogo Jackson Preuss.

deixe seu comentário