Desde 1998, a Epagri, por meio de seus extensionistas, capacita agricultores que produzem e industrializam cana na grande região Oeste de Santa Catarina. Mais de 1300 Agricultores passaram pelas salas de aulas e pelas unidades didáticas do Centro de Treinamento de São Miguel do Oeste (Cetresmo), com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos técnico-gerenciais e qualificar ainda mais a produção de cana e a industrialização, agregando valores na atividade e na venda de açúcar mascavo, melado, cachaça e licores.
Segundo o técnico agrícola Renato Broetto, só no Extremo-oeste do Estado são produzidas anualmente em torno de 100 mil garrafas de cachaça artesanal, 500 toneladas de açucar mascavo e melado, produção concentrada em 180 pequenas indústrias. “Só isso já justifica a importãncia dessa atividade para a região”, destaca Broetto.
Um dos 100 cursos de produção e industrialização de cana para famílias de agricultores que estão ingressando na atividade foi realizado esta semana. De acordo com Broettro, são famílias que necessitam de informações e conhecimentos básicos para começar trabalhar com muito mais segurança. O curso cumpre etapas de formação profissional cujos conteúdos vão desde a implantação das lavouras de cana, variedades adubações, manejo, corte, análise de teor de açúcar, fermentações, fabricação de cachaça, melado, açúcar, licores, higienização, qualidade, comercialização e gestão administrativa e financeira da propriedade.
deixe seu comentário