O site do Departamento Estadual de Trãnsito de Santa Catarina (Detran/SC) foi invadido por hacker na manhã desta terça-feira (18). A alteração na página principal do Departamento estimula o discurso dos recentes protestos que acontecem no Brasil, com mensagens como “Não a corrupção!” e “Acorda Brasil”.
Na noite de segunda-feira (17), cerca de 250 mil pessoas tomaram as ruas de diversas cidades do país para protestar contra o aumento das tarifas, a violência, os custos da Copa do Mundo e pela melhoria do serviço público. Poucas cidades registraram confrontos com a polícia e vandalismo.
A invasão no site do Detran/SC está ligada aos recentes protestos ao alegar que o “Governo aplica a ditadura fingindo ser a segurança do Estado”, e que agora “o gigante não está mais adormecido e acordou”, fazendo uma referência clara ao Brasil. Além da mensagem, também foi colocada a foto de um policial jogando spray de pimenta em um cinegrafista e um vídeo sobre as manifestações.
De acordo com a assessoria do Detran/SC, a invasão do site nunca ocorreu antes, e as providências já estão sendo tomadas para que a mensagem seja apagada. “Isso nunca aconteceu antes, já falamos com o CIASC, o orgão responsável. O problema vai ser solucionado em breve” relata Raquiane Feijó, assessora de gabinete. O CIASC, Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, é quem controla todos os dados do estado na internet.
deixe seu comentário