Home Cacique é favorável à implantação de aldeia em Ipuaçú

Cacique é favorável à implantação de aldeia em Ipuaçú

Última atualização 5 de junho de 2013 - 09:29:56

BANDEIRANTE

Os índios guaranis que podem vir a se instalar em Bandeirante, na área demarcada em linha Riqueza do Oeste, são favoráveis à criação da reserva em Ipuaçú, município próximo a Chapecó. Conforme informou o cacique Marco Mariano de Morais, a tribo aceita migrar para Ipuaçú, mesmo que a área em questão seja de aproximadamente 250 hectares, muito menor que os 800 hectares demarcados em linha Riqueza do Oeste, em Bandeirante.

De acordo com o cacique, se o governo do Estado concordasse com a compra em Ipuaçú, a comunidade indígena estaria de acordo. Porém, ele ressalta que para isso não poderia ser extinto o processo movido pelo povo indígena, o qual reivindica o território do Araçaí, que compreende parte dos municípios de Cunha Porã e Saudades. Morais diz que se a decisão for favorável aos índios, eles irão exercer seus diretos e requerer as terras do Araçaí. Na decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região de Porto Alegre, a justiça deu ganho de causa ao povo indígena.

A possibilidade da implantação da área em Ipuaçú é defendida inclusive pelo prefeito de Bandeirante, José Carlos Berti, que vê problemas na instalação da comunidade em linha Riqueza do Oeste. Os problemas apontados pelo prefeito vão desde a dificuldade em atender as necessidades da comunidade, já que o município tem arrecadação baixa, bem como os perigos da área estar situada na fronteira com a mata nativa da Argentina, local de muita caça que poderia atrair os índios e gerar problemas com as autoridades argentinas.

deixe seu comentário