Uma catarinense de Barra Velha, no Norte de Santa Catarina, comemora 110 anos nesta terça-feira (4). Maria Luiza Pinheiro de Aguiar nasceu em 1903 e a família preparou uma festa no último domingo (2). As duas filhas, quatro netos e quatro bisnetas e com amigos da idosa, conhecida como 'Maria benzedeira', comemoraram a data. “A vida dela sempre foi a doação. Ela viveu doando tudo o que tinha”, explicou o sobrinho Manoel Ribeiro.
Maria benzedeira, como é conhecida na região de Sertãozinho, em Barra Velha, ajudou muitas pessoas ao longo da vida. “Vamos na Dona Maria Luiza por que lá ela vai nos curar. Ela era nosso médico”, explica Sueli Reis, uma das amigas da família.
“Ela conheceu meu pai, viúvo, com treze filhos. Depois que eu nasci, a convivência ficou difícil. Então ela nos colocou na carroça e nos criou sozinha”, disse a filha Luiza Maria Grahl.
Dona Maria também marcou a infãncia da neta Franciele Ribeiro. “Às vezes chegava um dizendo que não tinha o que comer. Ela dava o pouco que tínhamos para ele. E eu perguntava o que íamos comer, e ela respondia: 'calma que Deus proverá'”, conta.
deixe seu comentário