As reuniões da semana deram certo. Com uma postura agressiva, que em nada lembrou a apatia de partidas anteriores, o Grêmio derrotou o Náutico por 2 a 0, neste domingo, no Alfredo Jaconi, e largou com vitória no Brasileirão 2013, com gols de Zé Roberto e Elano. Valeram os discursos de motivação, inclusive do presidente Fábio Koff, empenhado em salvar o ano.
Finalizadas as tratativas para a revisão no contrato com a OAS, sobrou tempo para Koff descer ao vestiário e mobilizar o time com um discurso forte. Funcionou. Desde o início, foi visível a mudança de postura da equipe em relação ao jogo contra o Santa Fe, que marcou a eliminação na Libertadores. As dificuldades técnicas, naturais em um time pressionado, foram compensadas com uma aplicação que havia tempo não se percebia.
Com liberdade de movimentação, Vargas teve boas investidas tanto pela direita como pela esquerda. Barcos foi útil até quando o Grêmio era atacado, somando-se aos zagueiros. Elano arriscou chutes de fora da área, Souza teve constante presença ofensiva e os zagueiros não vacilaram.
Barcos quase marcou a 14 minutos, em cruzamento de Vargas. Acossado por Maranhão, acabou desequilibrado. Mas foi necessário somente mais um minuto para o gol sair. Acionado por Elano na frente da área, Barcos fez passe por cobertura para Souza. Da dividida do volante com o goleiro Felipe, a bola sobrou para Zé Roberto, que concluiu livre, de pé direito, sem marcação, e fez 1 a0.
Empolgado, o time teve duas novas chances na sequência, em cabeceios de Vargas e Bressan, ambos desviados. Alex Telles, pouco depois, arriscou de longe, sem força.
O Náutico, que prometera atacar, teve somente uma conclusão, de Rogério, para fora.
— Iniciamos com mentalidade bem diferente do que em jogos passados— reconheceu Zé Roberto, quando o primeiro tempo se encerrou.
Uma leve pressão do Náutico nos primeiros minutos do segundo tempo serviu de combustível para o Grêmio. De novo com o comando do jogo, o time passou a criar em sequência, sempre apostando na velocidade de Vargas. O chileno concluiu fraco a 5 minutos, depois que Zé Roberto desarmou João Filipe, e a 15, lançado por Barcos. A pressão deu resultado. A 25 minutos, como se fosse um atacante, Elano cabeceou com força, em cruzamento de Souza, e fez 2 a 0. Justo ele que, um minuto antes, havia sido vaiado por errar um chute na entrada da área. Zé Roberto quase fez o terceiro aos 34, em chute alto.
BRASILEIRÃO, 1ª RODADA, 26/5/2012
GRÊMIO 2
Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Fernando, Souza, Elano (Guilherme Biteco 28″2ºT)e Zé Roberto; Vargas (Kleber 31″2ºT) e Barcos (Welliton 45″2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
NÁUTICO 0
Felipe; Maranhão, João Filipe, Luís Eduardo e Josa; Elicarlos, Rodrigo Souto e Martinez; Caion (Adeílson/ 28″2ºT), Rogério (Jones Carioca 28″2ºT)e Elton. Técnico: Silas
Gols: Zé Roberto (Grêmio, 15' 1ºT); Elano (Grêmio 25″ 2ºT)
Arbitragem:Marcelo Ceretto de Lima (SP), Vicente Romano Neto (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
Local:Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul/RS
Próximo jogo — Brasileirão
1º/6/2013, sábado, 16h20min
Santos x Grêmio
deixe seu comentário