Home Projeto quer implantar gestão com planejamento e metas no setor público municipal de SC

Projeto quer implantar gestão com planejamento e metas no setor público municipal de SC

Última atualização 21 de maio de 2013 - 13:33:50

O projeto Gestão Municipal teve sua primeira ação nesta terça-feira. Articulado pela secretaria de Desenvolvimento Sustentável, um café da manhã reuniu oito prefeitos e cerca de 30 empresários para começar a desenvolver uma parceria pioneira que pretende mudar o processo de gestão atual para um modelo baseado em planejamento e metas, nos mesmos moldes do que já é feito na iniciativa privada há décadas.

Será a primeira vez no país em que um grupo de prefeituras será capacitado para melhorar sua gestão. Araquari, Garuva, Gravatal, Itajaí, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, São José e Santo Amaro da Imperatriz, são os primeiros municípios a integrar a ação. Após essa primeira etapa, que vai durar um ano, qualquer município catarinense poderá participar por adesão. Os próximos treinamentos também serão realizados por grupos de prefeituras.

O encontro serviu para apresentar a iniciativa ao empresariado catarinense e já começou com um parceiro de peso. Jorge Gerdau, empresário brasileiro referência nacional e internacional, presidente do Grupo Gerdau, palestrou no evento e foi o primeiro a assinar a participação no projeto. Seguiram o empresário outras quatro grandes empresas: BMW, Malwee, Bomi Farma e Litoral – Soluções em Comércio Exterior.

— Eu acredito que esse modelo que nós estamos tentando construir aqui pode ser replicado no país todo. O analfabetismo gerencial que as prefeituras tem no Brasil é muito preoucupante — disse o empresário, ressaltando que Santa Catarina sai na frente dos outros estados com a iniciativa.

A previsão é que as ações de capacitação dos prefeitos, gestores municípais e funcionários comecem a ser colocadas em prática a partir de julho. Essa etapa será realizada com a participação do Centro de Liderança Pública, instituição de São Paulo, que atua na área. Em paralelo, uma consultoria especializada realizará um trabalho de medição e estabelecimento de ações com um foco bem específico: arrumar as contas das prefeituras.

— Se a gente não acertar o caixa, é muito difícil ter um projeto estruturado em inovação. E isso é muito importante para começar já a fazer essa mudança de cultura dentro das prefeituras de que é preciso atingir metas para gerar resultados — disse o diretor-presidente do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe D'Ávila.

deixe seu comentário