A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, por meio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, começou uma atividade diferenciada nesta semana. As profissionais estão organizando palestras nas obras de construção civil, com o propósito de prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST.
Na manhã desta sexta-feira, 17, ocorreu uma palestra para mais de 40 colaboradores de uma obra em andamento no município. As orientações repassadas referem-se à prevenção e quais os locais que as pessoas podem se dirigir para buscar ajuda e esclarecer dúvidas.
Conforme a responsável pelo departamento, enfermeira Juliana Pinheiro, a decisão em iniciar esse trabalho deve-se aos índices relacionados a diversas doenças e a porcentagem significativa de DST, que tem sido diagnosticada em operários da construção civil.
Juliana observa que neste ano o Departamento já contabilizou mais de 12 casos novos de HIV no Extremo Oeste e diversos casos de hepatite B. “Para a hepatite B existe vacina no SUS, a qual é aplicada nas pessoas que se enquadram na faixa etária abaixo de 30 anos. Para todas as DST existe a prevenção, principalmente pelo uso de preservativo, sendo que o mesmo é distribuído gratuitamente pelas Unidades de Saúde”, explica Juliana.
deixe seu comentário