O número de casos de pessoas contaminadas pelo vírus influenza em Santa Catarina chega a 23, conforme relatório da Diretoria de Vigilãncia Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. Os dados fazem parte de um balanço divulgado nesta terça-feira (14). A secretaria também divulgou que vai destinar 80 mil doses da vacina para crianças entre 2 e 2 anos e 11 meses, que antes não estavam contempladas no grupo prioritário da Campanha de Vacinação.
Conforme a Dive, o número corresponde a três tipos do vírus Influenza: o H1N1, com 8 casos, H3N2, também oito registros, e o Influenza B, que já possui sete pessoas infectadas este ano. “É gripe, e gripe é grave. Então, se eu estou gripado, preciso ser avaliado”, afirmou o Diretor da Dive, Fábio Gaudenzi. No total, conforme a entidade, até o último sábado (11), foram notificados 345 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. Destes, apenas 23 (6,7%) foram classificados como SRAG por Influenza. Além disso, 17 óbitos por SRAG já foram registrados, mas em nenhum dos casos há identificação viral, podendo, ou não, ser por influenza.
Ainda conforme o relatório, os casos de contaminação por influenza estão espalhados pelo estado. Em Florianópolis foram registrados são 5, em Joinville 3 e em Criciúma três.
Conforme o secretário de Saúde Dalmo de Oliveira, as 80 mil doses serão aplicadas a partir desta quarta-feira (15). A campanha de Vacinação terminou no dia 10 e o estado alcançou a marca de 92,4% entre o grupo prioritário, mas pessoas do grupo que não se vacinaram ainda podem procurar as unidades de saúde.
deixe seu comentário