Lideranças, representantes de entidades, profissionais da saúde e público local acompanharam no final da tarde de segunda-feira dia 06, o ato de abertura da Unidade de Pronto Atendimento Leonardo Weissheimer (UPA 24h). As administrações de São Miguel do Oeste e de Bandeirante, por meio das Secretarias de Saúde, organizaram a solenidade com a presença de centenas de lideranças dos dois municípios.
A UPA 24h é um projeto do governo federal que foi trazido para o município em 2012, com a parceria de São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante, Descanso, Barra Bonita e Guaraciaba. Após muita conversa entre os prefeitos eleitos e secretários de Saúde dos municípios envolvidos, apenas São Miguel do Oeste e Bandeirante decidiram se unir para efetivamente colocar em atividade a Unidade e administrar os serviços.
Na solenidade, o prefeito João Valar e o prefeito de Bandeirante, José Carlos Berti, enfatizaram a importãncia do atendimento de qualidade por parte dos profissionais, sem distinguir nenhum cidadão, com comprometimento e afinco. Duas árvores foram plantadas pelos prefeitos, familiares de Leonardo Weissheimer e duas crianças, simbolizando a vontade do governo municipal em zelar pela vida das pessoas. Funcionários da UPA soltaram balões brancos lançados com as palavras saúde, paz, esperança, solidariedade e Leonardo Weissheimer.
Os investimentos para manutenção dos serviços são proporcionais ao número de habitantes. Segundo o secretário de Saúde, Airton Fávero, São Miguel do Oeste deverá arcar com cerca de 90% dos custos de manutenção, estrutura física e folha de pagamento dos profissionais contratados. Fávero explica que o Ministério da Saúde ainda não está repassando valores para UPA, pois primeiro é preciso abrir a unidade e nas próximas semanas o Ministério da Saúde enviará um técnico para avaliar a situação e emitir a vistoria.
deixe seu comentário