Home SC necessita de 2,4 mil profissionais na área de tecnologia, diz pesquisa

SC necessita de 2,4 mil profissionais na área de tecnologia, diz pesquisa

Última atualização 30 de abril de 2013 - 17:29:29

O Geração TEC, programa do Governo do Estado para capacitação de jovens e adultos no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), apresentou o resultado de um mapeamento de vagas que a área precisou em 2013. segunda-feira (22), em Florianópolis. O levantamento inicial apontou para uma necessidade de mais de 2,4 mil profissionais neste ano. Para conhecer essa demanda, o Geração TEC mapeou 12 cidades do Estado, durante dois meses.

Dados do mapeamento indicam que em Santa Catarina há um número significativo de vagas abertas no setor de TIC, mas há demanda por profissionais capacitados para ocupá-las. Na Grande Florianópolis, 64 empresas participaram do mapeamento, as quais indicaram a demanda total de 696 vagas, sendo 199 atuais e 497 para os próximos 12 meses.

“O Governo do Estado e as instituições parceiras levarão o programa Geração TEC para mais de 10 cidades neste ano, gerando oportunidades e promovendo o setor de tecnologia em todas as regiões catarinenses”, explica o secretário Bornhausen.

Para o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Guilherme Bernard, trata-se de uma das iniciativas mais importantes para a formação de recursos humanos no Brasil. “O sucesso das edições anteriores do programa demonstra a necessidade de seguir investindo no desenvolvimento de profissionais qualificados, alavancando a competitividade e a capacidade de inovação das empresas catarinenses”, destaca.

O Geração TEC é um programa da Secretaria de Desenvolvimento EconÔmico Sustentável (SDS), realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Instituto Internacional de Inovação (i3), em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).

Podem participar dos cursos de capacitação jovens e adultos a partir de 17 anos, que estejam cursando o último ano do ensino médio ou que já tenham concluído, tenham conhecimento básico em informática e em raciocínio lógico e não estejam empregados em atividades relacionadas à TIC. A previsão é de que até início de maio as inscrições para o processo seletivo sejam abertas.

deixe seu comentário